MEC DIVULGA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CURSOS DE SAÚDE

Notícias

MEC DIVULGA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CURSOS DE SAÚDE

A cada edição, o Enade avalia cursos de diferentes áreas, que são estabelecidas pelo MEC. Na edição de 2019, 29 áreas de avaliação fizeram parte do exame.


Brasil


    O Ministério da Educação (MEC) divulgou dados referente ao desempenho dos cursos de saúde em relação ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019. Os resultados são importantes para mensurar a qualidade das graduações e dos profissionais que chegam ao mercado de trabalho.

    No cenário de pandemia de coronavírus, os dados são ainda mais relevantes, pois mostram como estão os profissionais que atuam no combate ao vírus e na redução dos danos causados pela crise sanitária. Veja abaixo os principais resultados da avaliação do MEC. 

    De acordo com o levantamento, dos 232 cursos de medicina com o CPC 2019 calculado, 93,5% tiveram desempenho entre as faixas 3 e 5 do indicador. No caso das graduações em enfermagem, dos 793 cursos avaliados, 90,9% ficaram entre a terceira e a quinta faixas. 

    A maior parte dos cursos de medicina avaliados, 56%, se encontra na faixa 4. Já no caso dos cursos de enfermagem, a maioria (51,4%) teve desempenho correspondente à terceira faixa. Entre os cursos de saúde, o curso de Fonoaudiologia chama atenção pelo seu bom desempenho. A graduação possui 94,5%, o maior percentual, entre as três maiores faixas. 

   Logo atrás de fonoaudiologia aparece nutrição, com 94% dos 414 cursos entre as faixas 3 e 5. Ao todo, 8.188 cursos de graduação participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019 calculado.

    A cada edição, o Enade avalia cursos de diferentes áreas, que são estabelecidas pelo MEC. Na edição de 2019, 29 áreas de avaliação fizeram parte do exame.

   O CPC Conceito Preliminar de Curso é um indicador dos cursos de graduação que agrega quatro dimensões da qualidade da educação. Seu cálculo considera o desempenho dos estudantes (avaliado no Enade), além de informações referentes à titulação e ao regime de trabalho dos docentes (coletadas pelo Censo da Educação Superior), bem como a percepção dos alunos sobre aspectos como infraestrutura e recursos didático-pedagógicos oferecidos ao longo do curso. Esta última dimensão é aferida por meio das respostas colhidas no Questionário do Estudante, do Enade.

 

Fonte EducamaisBrasil.

 


26/12/2020
14:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp