EXPORTAÇÕES DO AGRO PARANAENSE SOMARAM 13 BILHÕES DE DÓLARES EM 2020.

Notícias

EXPORTAÇÕES DO AGRO PARANAENSE SOMARAM 13 BILHÕES DE DÓLARES EM 2020.

Previsto para o mês de maio, o reconhecimento internacional do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação deve potencializar as exportações.


Estadual


   As exportações do agronegócio do Paraná somaram 13 bilhões 290 milhões de dólares em 2020, valor 3,98% superior ao desempenho de 2019, quando o setor exportou 12 bilhões e 780 milhões de dólares. 

    Os números, divulgados são da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com esse resultado, o Estado mantém a 3ª posição no ranking nacional das exportações do setor em 2020. 

   O Brasil somou 100 bilhões e 810 milhões de dólares no ano passado em vendas externas do agro, e o Paraná contribuiu com 13,18% do total. Na primeira colocação está o Mato Grosso, seguido de São Paulo.

    Os números também indicam que o agronegócio ampliou a participação no comércio exterior do Paraná. Em 2019, correspondia a 77,6% das exportações. Agora, representa 80,9% do total exportado.

   Na avaliação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o desempenho paranaense é reflexo do trabalho intenso no campo, mesmo em meio à pandemia.

    Previsto para o mês de maio, o reconhecimento internacional do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação deve potencializar as exportações.

   O chefe do Departamento de Economia Rural, Salatiel Turra, aponta ainda o aprimoramento profissional dos produtores, o trabalho das cooperativas, a pesquisa e a assistência técnica especializada, além do sistema de controle sanitário, como fatores que contribuíram para os resultados significativos em 2020.

    Com relação às importações, o agronegócio do Estado também ocupa a 3ª posição no ranking nacional, atrás de São Paulo e Santa Catarina. Em 2020, o agro do Paraná importou um bilhão e 700 milhões de dólares. Entre os destaques paranaenses, estão o complexo soja, que exportou 17 milhões e 300 mil toneladas, um aumento de 28,4% com relação ao volume exportado em 2019, e que gerou 6 bilhões de dólares.

   Aproximadamente 45,5% das exportações do setor pelo Paraná correspondem a essa categoria. Já as carnes representam 21% e os produtos florestais 16,67%. Outro produto com crescimento expressivo nas exportações foi o açúcar, atingindo 3 milhões de toneladas. Também houve aumento nas vendas externas de frutas e de fécula de mandioca.

Fonte AEN.

 


18/01/2021
16:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp