FLAGRANTES DE ‘GATO’ NA REDE ELÉTRICA TORNAM-SE MAIS FREQUENTES NO PARANÁ

Notícias

FLAGRANTES DE ‘GATO’ NA REDE ELÉTRICA TORNAM-SE MAIS FREQUENTES NO PARANÁ

Segundo a Copel, o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica e prejudica o fornecimento de energia, podendo causar inclusive, acidentes fatais.


Estadual


   A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) registrou neste ano um aumento significativo na quantidade de energia elétrica recuperada (ou cobrada) em função de procedimentos irregulares, como os famosos gatos (furtos de energia elétrica). Entre janeiro e agosto deste ano, por exemplo, foram recuperados 24 Gigawatts-hora (Gwh), o que aponta para um aumento de 33% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram cobrados 18GWh nos oito primeiros meses do ano.

    De acordo com a companhia, a energia, recuperada após a emissão de 10,3 mil autuações por fraude ou furto de energia no período analisado deste ano, seria suficiente para abastecer casas, indústrias e comércio de uma cidade com cerca de 10 mil habitantes.

    Anteriormente, entre os anos de 2018 e 2020, a Copel realizou em todo o Paraná mais de 150 mil inspeções, flagrando irregularidades (ou seja, casos de furto de energia) em 33.823 dos locais visitados. Isso significa, basicamente, que em mais de um quinto das ações de fiscalização (21,9% do total) a Companhia acaba descobrindo alguma irregularidade na unidade consumidora.

    Quando descoberto, o responsável pelo “gato” recebe cobrança do valor consumido de forma ilegal, de custos administrativos (com base em uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel) e ainda pode ser punido criminalmente, uma vez que o furto de energia elétrica é crime previsto em lei, sujeito a prisão com flagrante, inclusive.

     Se a irregularidade constatada for por desvio na corrente que passa no medidor, por exemplo, a pena prevista é de reclusão de um a quatro anos e multa. Já o “gato” por adulteração do medidor caracteriza estelionato e tem pena de reclusão de um a cinco anos, além de multa.

     Segundo a Copel, o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica e prejudica o fornecimento de energia, podendo causar inclusive, acidentes fatais. Além disso, a prática também pode prejudicar os consumidores que pagam sua conta de luz regularmente, uma vez que parte dos valores pode ir para a conta dessas pessoas.

    As perdas comerciais decorrentes de furto que não são flagradas pela companhia, no entanto, acabam encarecendo a tarifa. Por isso, é importante que o consumidor que tenha informações sobre esse tipo de prática faça a denúncia pelo telefone 0800 51 00116.


Fonte Bem Paraná.


29/09/2021
13:54
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp