ESCOLA CERBI DE RIO BONITO DO IGUAÇU DESENVOLVE PROJETO PARA UTLIZAÇÃO CONSCIENTE DA ÁGUA

Notícias

ESCOLA CERBI DE RIO BONITO DO IGUAÇU DESENVOLVE PROJETO PARA UTLIZAÇÃO CONSCIENTE DA ÁGUA

Esse projeto já ganhou R$ 3.000,00(Três mil reais) depois de ter ficado entre os dez principais projetos do SESI,


Entretenimento


 

Com o tema “IMPLANTAÇÃO DE CISTERNA COMO UMA SOLUÇÃO PARA ECONOMIA DE ÁGUA”, a Escola CERBI, de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Rio Bonito do Iguaçu, está desenvolvendo importante projeto que visa dar uso racional da água potável.

A Coordenação do Projeto é da Professora Eliane Maximowski e envolve o 5º Ano B da escola, período da manhã, disciplina de Ciências.

O Objetivo do Projeto é conscientizar a comunidade escolar e a comunidade em geral sobre a importância de se reduzir o consumo de água potável na limpeza do espaço escolar, manutenção e nas ações do dia a dia no ambiente familiar, fazendo o reaproveitamento da água da chuva através de implantação de cisternas.

O projeto conta com a participação de 478 alunos; 46 professores e Equipe Pedagógica; em torno de 250 famílias e aproximadamente 500 pessoas da comunidade.

A professora Eliane justificou a importância desse projeto em razão de que em todo o planeta já se faz sentir a escassez de água.

Por isso, a água, deve ser usada de forma racional.

Eliane argumenta que a utilização da água da chuva é um ato ambientalmente amigável.

Mas por ser coletada em cisterna não é considerada potável, ou seja, não é adequada para uso humano, mas se pode fazer tantas outras atividades com a água da chuva, economizando a água potável. Como por exemplo: Limpar carros, usar em máquinas de lavar roupas, lavar pisos e calçadas, utilizar em quintais e irrigação de plantas, entre outras.

O projeto apresenta ainda alguns modelos de cisternas com esquema básico de um sistema tecnicamente correto; como funciona uma mini cisterna e tecnologia básica de mini cisterna.

Essas tecnologias corretamente empregas apresentam bons resultados. 

Um fôlego para o meio ambiente com a encomia da água potável e tarifa de água com valores cada vez menores, já que a água da chuva está sendo utilizada para muitas tarefas domésticas, também de forma racional.

Há alguns dias, a professora Eliane e os alunos envolvidos no Projeto, estiveram visitando a Prefeitura onde foram recepcionados pelo Prefeito Sezar Augusto Bovino, pelo Vice-Prefeito Rildo José Safraider, Secretários municipais e demais colaboradores.

O Prefeito Sezar Bovino mostrou também, seu conhecimento no uso racional da água, falou sobre a importância do esforço de alunos e professores para conscientizar a todos pelo uso correto da água e ainda que a Prefeitura será parceira do projeto de implantação de cisternas, principalmente nas escolas Municipais.

Tanto que já solicitou aos engenheiros da Prefeitura que façam estudos de viabilidade técnica.

É vontade do Prefeito Sezar Bovino, instalar cisternas nos novos barracões que serão usados pelas secretarias de Viação, Obras e Urbanismo e Educação e utilizar água da chuva para lavagem de máquinas, ônibus e veículos leves destas secretarias.

A professora Eliane Maximowski, aproveita para fazer um agradecimento a Secretaria de Agropecuária, na pessoa do Secretário Hamilton Beloni e seus colaboradores, em razão do apoio que foi destinado a esta iniciativa que tem por objetivo estabelecer orientações para o uso da água tanto da chuva como a da torneira que recebemos em nossas casas.

PREMIAÇÃO

De acordo com a professora Eliane Maximowski, esse projeto já ganhou R$ 3.000,00(Três mil reais) depois de ter ficado entre os dez principais projetos do SESI, Serviço Social da Indústria, PEÇA POR PEÇA.

Segundo a professora Eliane, esses recursos vão ser destinados em melhorias em sala de aula.

O Sesi lançou mais uma edição do Prêmio para reconhecer e premiar os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs e Escolas Municipais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, do estado do Paraná. Municípios classificados pelo SESI nesta fase foram: Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, com duas escolas; Chopinzinho, São José dos Pinhais, Rio Negro, Salgado Filho, Ponta Grossa, Sulina e Peabiru.


Fonte - ASCOM/RBI


29/09/2021
11:03
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp