MESMO COM CHUVAS DAS ÚLTIMAS SEMANAS, COLHEITA DO TRIGO AVANÇA NO PARANÁ.

Notícias

MESMO COM CHUVAS DAS ÚLTIMAS SEMANAS, COLHEITA DO TRIGO AVANÇA NO PARANÁ.

O incremento foi consistente, com crescimento de 16 pontos porcentuais em relação ao que se verificava há duas semanas. Além da colheita do trigo, produtores avançaram no plantio de soja e milho, entre outras culturas.


Estadual


 Os dias predominantemente nublados e chuvosos das últimas semanas não impediram totalmente a colheita do trigo no Paraná. O avanço foi consistente, com crescimento de 16 pontos porcentuais em relação ao que se verificava havia duas semanas. Esse é um dos assuntos abordados no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 15 a 21 de outubro. O documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

 O levantamento feito a campo mostra que já foram colhidos 74% da área total de trigo paranaense, estimada em 1,21 milhão de hectares. Com condições climáticas mais propícias para o trabalho desde quarta-feira (20), espera-se que o processo seja acelerado ainda mais, reduzindo o pequeno atraso que se verifica e possibilitando que se posicione mais próximo da média para este período do ano.

 Em decorrência das condições climáticas nas localidades de colheita mais recente, o PH do cereal (nível de acidez) está mais baixo. No entanto, o produto mantém qualidade suficiente para uso na panificação. O que se observa no campo são alguns pontos de acamamento das lavouras e perda de peso nos grãos. Essa situação, aliada às quebras por seca, podem levar a novo rebaixamento na previsão de safra, a ser anunciada ainda em outubro. No mês passado, a projeção era de 3,5 milhões de toneladas.


23/10/2021
14:40
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp