Brasil passa a ser 3º maior exportador agrícola do mundo, mas clima será um fator preocupante.

Notícias

Brasil passa a ser 3º maior exportador agrícola do mundo, mas clima será um fator preocupante.

"O Brasil já é o terceiro maior exportador agrícola do mundo.


Brasil


   Mas as mudanças climáticas podem representar um desafio real para a expansão produtora do País e gerar uma contração das vendas externas até 2050.

   Os dados são da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), que apresentou seu informe anual sobre a produção de commodities. No levantamento, o Brasil terminou o ano de 2016 com uma fatia de 5,7% do mercado global, abaixo apenas dos Estados Unidos, com 11%, e Europa, com 41%.

   Mas se a expansão foi clara nos 15 primeiros anos do século, os cenários até 2050 para o Brasil vão depender do impacto das mudanças climáticas no planeta. De acordo com a FAO, o mundo terá de dobrar sua produção agrícola nos próximos 30 anos.

   Mas o impacto das mudanças climáticas pode representar desafios reais para a produção brasileira, que poderia inclusive sofrer uma queda. No caso do Brasil, a previsão é de que, se nada for feito no mercado global, suas exportações seriam afetadas negativamente e haveria até uma leve queda no volume vendido. O mesmo ocorreria com o restante da América do Sul e países africanos. Já Europa, EUA e Canadá registrariam fortes desempenhos.


Fonte: Portal Terra


18/09/2018
08:11
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp