Paraná retoma programa de compra de terras para agricultores familiares.

Notícias

Paraná retoma programa de compra de terras para agricultores familiares.

"No Paraná, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento operou o Programa Nacional de Crédito Fundiário desde 2005.


Estadual


   A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento retomou o Programa Nacional de Crédito Fundiário, que financia a compra de terra para trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra, numa ação complementar à reforma agrária. Suspenso desde abril do ano passado, o programa passou por adequação das normas e agora retorna em todo país com aumento no teto de financiamento para ampliar o número de famílias atendidas.

   A expectativa é atender entre 350 a 400 contratos no Estado, a partir do ano que vem. Isso porque uma proposta que começa a ser analisada agora só vai ser contratada a partir de 2019.

   Para a retomada do programa, várias adequações e alterações foram feitas para que mais famílias pudessem ser enquadradas. Houve um aumento no valor liberado para compra de terras, que era de 80 mil reais por família. Agora, esse teto passou a 140 mil reais. Também houve alteração na taxa de juros que passou de 2% para 2,5% ao ano. O prazo do financiamento também foi alterado, de 20 para 25 anos. A carência para o início do pagamento das parcelas permanece inalterado em 36 meses.

   No Paraná, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento operou o Programa Nacional de Crédito Fundiário desde 2005. No período vigente, de 2005 a 2017, foi responsável por beneficiar 5 mil e 899 famílias de agricultores, com a compra de 45 mil e 399 hectares de terra, em um investimento de 276 milhões de reais.

 

Fonte: Sec de Comunicação Governo do Paraná


18/09/2018
08:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp