ANVISA APROVA PRIMEIRO AUTOTESTE DE COVID-19

Notícias

ANVISA APROVA PRIMEIRO AUTOTESTE DE COVID-19

O resultado sai em 15 minutos.


Saúde


   A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro registro de autoteste para covid-19 do Brasil. O Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH, utiliza o swab nasal, uma espécie de cotonete para coletar uma amostra do paciente. O resultado sai em 15 minutos.

    Para conceder o registro, a Anvisa analisou diversos critérios, como a capacidade de uso do produto e os riscos que ele oferece ao ser usado por pessoas leigas. O objetivo é garantir maior segurança e maior rigor no resultado do exame. 

    O autoteste permite que a pessoa faça todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem precisar da ajuda de um profissional de saúde. O teste pode ser feito entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo, dores de cabeça e no corpo.

     Se a pessoa não tiver sintomas, mas tiver tido contato com alguém que testou positivo, deve esperar cinco dias para fazer o teste.

     A Anvisa alerta que o autoteste não define o diagnóstico final nem serve como atestado médico, que só pode ser emitido por um profissional de saúde.

     Mais informações no site gov.br/anvisa.


Fonte Rede Nacional de Rádio.

 


19/02/2022
15:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp