SENADO APROVA ACORDO SOBRE MOBILIDADE NA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Notícias

SENADO APROVA ACORDO SOBRE MOBILIDADE NA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Senado Aprova Acordo Sobre Mobilidade Na Comunidade Dos Países De Língua Portuguesa


Brasil


   O Senado aprovou o projeto de decreto legislativo que trata do Acordo sobre Mobilidade entre os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, assinado em Luanda, capital angolana, em 17 de julho de 2021.

   O texto tipifica quatro situações relacionadas à facilidade de mobilidade entre os países signatários: estada de curta duração, estada temporária, visto de residência e autorização de residência. O acordo foi assinado por nove países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste.

   O relator, Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, aponta a importância da aprovação da iniciativa. Nessa época de maiores intercâmbios e globalização, a segurança jurídica para a mobilidade das pessoas é um dos principais aspectos a serem garantidos. No caso da CPLP, que é uma comunidade que alia os interesses geopolíticos aos laços culturais multisseculares, essa ambição torna-se ainda mais relevante.

   A estada de curta duração, a ser regulada pela legislação interna de cada parte, não depende de autorização administrativa prévia e pode ser aplicada de forma gradual e progressiva, por níveis e categorias de pessoas.A estada temporária depende de visto por período não superior a 12 meses e permite múltiplas entradas, assim como prorrogação dos prazos de estada se o país de acolhimento permitir. Já o visto de residência permite ao seu titular a entrada no território de um dos países da CPLP para fins de aquisição da autorização de residência. O projeto segue para promulgação.

 

Fonte Rádio Senado.

 


19/02/2022
15:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp