INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR INDÍGENA DO PARANÁ TERMINAM NO SÁBADO

Notícias

INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR INDÍGENA DO PARANÁ TERMINAM NO SÁBADO

São 52 vagas nas sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), para ingresso no ano letivo de 2022. As provas serão aplicadas em 12 e 13 de junho em Curitiba, Londrina, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Mangueirinha.


Educação


Encerra no sábado (30) o prazo de inscrição para a 21ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. O processo seletivo oferece 52 vagas nas sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), para ingresso no ano letivo de 2022. As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de junho, nas cidades de Curitiba, Londrina, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Mangueirinha.

 

A inscrição pode ser feita eletronicamente, por meio de correspondência ou pessoalmente. Na candidatura pela internet, o interessado deverá preencher o formulário e anexar os documentos solicitados. Se ele optar pela inscrição manual, será necessário preencher os documentos e enviá-los pelos Correios ou entregá-los pessoalmente nas secretarias acadêmicas. O endereço de cada uma está disponível no Edital.
https://www.unespar.edu.br/xxi-vestibular-indigena/documentos/editais/xxi-vestibular-dos-povos-indigenas-do-parana.pdf

 

Para concorrer às vagas nas universidades estaduais é preciso ser reconhecido como indígena, por meio de documento comprobatório assinado pelo cacique da comunidade ou, caso o candidato opte pela inscrição na UFPR, por um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

HISTÓRICO - O Paraná é o único estado que possui o vestibular indígena como política estadual, com a reserva de vagas suplementares para indígenas ingressarem no Sistema de Ensino Superior Público por meio da Lei Estadual nº 13.134/2001, modificada pela Lei Estadual 14.995 de 2006.

 

O vestibular é realizado anualmente pelas universidades, que se revezam na organização e aplicação das provas. Neste ano, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é a responsável por organizar o concurso, em parceria com as universidades estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), do Norte do Paraná (UENP), Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Comissão Universidade para os Índios (CUIA), vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

 

Serviço:

 

XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná

 

Inscrições: até 30 de abril de 2022 – AQUI
https://www.unespar.edu.br/xxi-vestibular-indigena/documentos/editais/xxi-vestibular-dos-povos-indigenas-do-parana.pdf

Taxa de inscrição: gratuito

Aplicação das provas: 12 e 13 de junho de 2022

Divulgação do resultado: 1º de julho de 2022

 

 

 

Fonte: AEN


28/04/2022
14:06
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp