PRAZO PARA TIRAR TÍTULO DE ELEITOR TERMINA NESTA QUARTA

Notícias

PRAZO PARA TIRAR TÍTULO DE ELEITOR TERMINA NESTA QUARTA

Total de jovens habilitados a votar cresceu mais de 58% em três meses


Política


Para votar nas eleições gerais de 2022, a serem realizadas no dia 2 de outubro e, nos locais em que houver segundo turno, no dia 30 de outubro, quem ainda não possui o título de eleitor pode tirar o documento até esta quarta-feira, 4, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, previsto em lei. O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas e jovens com 16 e 17 anos. Além de ficar de fora das eleições deste ano, quem não emitir o documento pode sofrer consequências legais.

 

Na segunda-feira, 25 de abril, o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a publicar textos especiais para transmitir, com uma linguagem ainda mais simples, informações importantes para que todos possam participar das Eleições Gerais de 2022 com paz, segurança e confiança. Confira a seguir as respostas às perguntas mais frequentes relacionadas ao título de eleitor:

 

Quem pode tirar o título?

 

No Brasil, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos. Quem tem a idade mínima obrigatória e não tirou o título, bem como os eleitores e as eleitoras que tiveram o documento cancelado estão sujeitos a diversas restrições e impedimentos legais, como, tirar passaporte ou carteira de identidade e se inscrever em concurso público, entre outros. Confira quais são os impedimentos no menu do portal do TSE.

 

Como tirar o título?

 

Tirar o título de eleitor ficou mais simples do que muitos imaginam. Tudo é feito pela internet, dentro do portal do TSE, de forma rápida e gratuita, sem precisar sair de casa. Basicamente, o processo é: entrar na página autoatendimento do eleitor e clicar na opção “Tire seu título”; ter em mãos os documentos solicitados; informar os dados de identificação necessários; e preencher os campos indicados. Veja o passo a passo detalhado nesta matéria do Portal do TSE.

 

O que é preciso?

 

Como prova de identidade, serão solicitados: uma selfie segurando um documento oficial com foto; imagens de frente e verso do mesmo documento; e um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo).

 

Sobre o certificado de quitação militar, segundo a Resolução TSE 23.659/2021, artigo 35: “a apresentação desse documento somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos". Entram nesse critério os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, que compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.

 

Atenção: A apresentação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do passaporte exigirá complementação documental. Se você tem dúvidas sobre o que apresentar, confira na Resolução no 23.659/2021 os documentos válidos.

 

E depois, como sei se deu certo?

 

Finalizadas as etapas anteriores, você deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. Esse acompanhamento também pode ser feito pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento, quando você fez a solicitação.

 

 

 

(Fonte: www.tse.jus.br/imprensa/)

 

 


03/05/2022
10:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp