INEP AVALIA IMPACTO DA PANDEMIA NOS ÍNDICES ESCOLARES

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INEP AVALIA IMPACTO DA PANDEMIA NOS ÍNDICES ESCOLARES

No entanto, a proficiência média, em todos os níveis de ensino, diminuiu nas disciplinas avaliadas.


Educação


   Ao divulgar na última sexta-feira os números do Saeb e do Ideb 2021, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que elabora todos os estudos estatísticos das escolas do país, constatou que, como consequência das restrições de ensino provocadas pela pandemia, apesar de observado um aumento considerável nas taxas de aprovação da rede pública para os anos de 2020 e 2021, quando comparadas com 2019, ano pré-pandemia, ainda há desafios educacionais que impactam, negativamente, no desempenho dos alunos e, consequentemente, no valor final do Ideb e do Saeb.

   A taxa de aprovação do ensino fundamental da rede pública, por exemplo, passou de 91,7% em 2019, para 98,4% em 2020 e 96,3% em 2021. Já para o ensino médio, a taxa de aprovação passou de 84,7% em 2019 para 94,4% em 2020 e 89,8% em 2021. No entanto, a proficiência média, em todos os níveis de ensino, diminuiu nas disciplinas avaliadas.

   O Inep avalia que o aumento das taxas de aprovação está, provavelmente, relacionado a ajustes nos critérios de aprovação e à adoção do continuum curricular, ou seja, a complementação curricular em 2022. Essa estratégia foi adotada por 17,2% das escolas. As escolas que adotaram o sistema teriam dois anos para cumprir os objetivos de aprendizagem.

   Nas duas últimas edições do Censo Escolar, o Inep apurou dados sobre a “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”, questionário aplicado junto aos gestores das escolas. A pesquisa mostrou que 92% das escolas de educação básica adotaram estratégias de ensino remoto ou híbrido e 14,45% ajustaram a data de término do ano letivo.

   Além disso, na educação básica, 72,3% das escolas recorreram à reorganização curricular para priorizar habilidades e conteúdos.

    Para o Inep, embora seja esperado que o aumento do rendimento escolar promova um incremento no valor do Ideb, a própria formulação do indicador já considera que esse aumento, sem estar associado a uma elevação da proficiência média nas avaliações, pode não garantir uma efetiva melhora no desempenho do sistema educacional.

 

Fonte Rede Nacional de Rádio.

 


20/09/2022
14:58
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