EM 2022, ESTADO LIBEROU R$ 8,8 MILHÕES EM SEGURO RURAL E 1,5 MIL VEÍCULOS DO TRATOR SOLIDÁRIO

Notícias

EM 2022, ESTADO LIBEROU R$ 8,8 MILHÕES EM SEGURO RURAL E 1,5 MIL VEÍCULOS DO TRATOR SOLIDÁRIO

Programas do estado facilitam a compra de maquinas, implementos e equipamentos por agricultores familiares


Estadual


    Atividade bastante dependente de condições climáticas e de fatores não controláveis, a agropecuária tem no seguro rural um auxiliar para a proteção da renda. Para baratear os custos, o Governo do Paraná é um dos poucos que conta com um programa estadual de subvenção econômica ao prêmio do seguro, complementar ao oferecido pela União. Já o programa Trator Solidário possibilita aos agricultores familiares a compra de máquinas, implementos e equipamentos a preços mais acessíveis.

   O  objetivo é ampliar o acesso ao seguro agrícola, garantir ao segurado a cobertura de perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversos que afetam as lavouras, incorporar o seguro rural como instrumento para a estabilidade da renda agropecuária e promover o uso de tecnologias adequadas e modernas da gestão do empreendimento.

  Subvenção Estadual ao Prêmio de Seguro Rural é limitada ao percentual máximo de 20% do prêmio total, não podendo exceder 4 mil e 400 reais por CPF, por cultura ou espécie animal, e até 8 mil e 800 reais por CPF por ano civil. Em 2022, dos 11 milhões de reais disponíveis, foram pagos 8 milhões e 800 mil reais em subvenções. Estiveram sob a garantia do seguro os proprietários de 3.199 apólices, cobrindo quase 170 mil hectares.

   O atendimento contemplou ameixa, arroz, batata inglesa, cebola, cevada, feijão, kiwi, milho, pera, pêssego, tomate, trigo sequeiro e uva. Os triticultores foram os que mais procuraram essa garantia para as culturas, com 77% do volume segurado, o que corresponde a 6 milhões e 640 mil reais. Outros 13%, ou um milhão e 120 mil reais, foram segurados pelos produtores de milho segunda safra. Entre as outras principais culturas que se beneficiaram do valor restante estão cevada, uva, cebola e tomate. 

   O programa Trator Solidário tem o foco no agricultor familiar. Por meio dele, os interessados podem adquirir máquinas, implementos e equipamentos a preços mais acessíveis.

   Os financiamentos seguem regras estabelecidas para a linha Pronaf Mais Alimentos e chegam a custar em torno de 15% menos que o valor pago no mercado comum. Em 2022, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento registrou o faturamento de 1.506 máquinas, num total superior a 324 milhões de reais. Foram entregues 1.411 tratores, 91 colhedoras e quatro pulverizadores.

 

Fonte AEN.


30/12/2022
16:47
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp