HEMOCENTROS FAZEM CAMPANHA POR DOAÇÕES E ENSINAM QUEM PODE AJUDAR

Notícias

HEMOCENTROS FAZEM CAMPANHA POR DOAÇÕES E ENSINAM QUEM PODE AJUDAR

Objetivo é aumentar os estoques dos bancos de sangue, que diminuem sensivelmente com o período de férias e as festas de fim de ano. Redução chega a 15%


Brasil


   ORIENTAÇÕES PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

Antes de ir doar sangue:

Não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves

Evite alimentos gordurosos no dia da doação

Hidrate-se

   ETAPAS DA DOAÇÃO

Recepção e cadastro:

   Para realizar seu cadastro leve consigo documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte). Para a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos é necessário acompanhante maior de idade com documento.

Triagem clínica

   Após o cadastro ocorre a triagem clínica, que nada mais é que uma entrevista feita por profissional de saúde que irá avaliar as condições de saúde da pessoa que vai doar para não colocar em risco a pessoa que vai receber.

Coleta

   A coleta do sangue dura em torno de 15 a 20 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Depois de doar sangue

   Faça um pequeno lanche e hidrate-se. Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte. Exercícios e práticas esportivas também devem ser evitadas logo após a doação.

Lembre-se
  

   Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

   É importante observar os impedimentos temporários para a doação antes de se deslocar até o local da doação de sangue. Segundo o Hemocentro da Unicamp, cerca de 30% dos candidatos à doação não conseguem efetiva-la por inaptidão clínica, ou seja, por estarem utilizando algum tipo de medicamento, por doenças crônicas não controladas, comportamentos de risco ou ainda pequenos quadros febris motivados por gripes, vacinas e outros. É importante também observar não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.


Fonte Rede Nacional de Rádio.


18/01/2023
15:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp