PLANEJAMENTO QUER AMPLIAR UTILIZAÇÃO DE INDICADOR DO IPARDES PARA AVALIAR POLÍTICAS PÚBLICAS.

Notícias

PLANEJAMENTO QUER AMPLIAR UTILIZAÇÃO DE INDICADOR DO IPARDES PARA AVALIAR POLÍTICAS PÚBLICAS.

A ideia é que todas as áreas do Governo possam usar esses indicadores nas políticas públicas


Estadual


   O Governo do Estado quer ampliar o diagnóstico, planejamento e acompanhamento de ações melhorando o uso do IPDM, o Índice Ipardes de Desempenho Municipal, que mede indicadores dos 399 municípios paranaenses em renda, emprego, produção agropecuária, saúde e educação.

   Durante reunião nesta semana na Secretaria de Planejamento, técnicos do Ipardes detalharam como se chega ao indicador. Diferentemente do Índice de Desenvolvimento Humano, que tem relação com o lançamento do Censo, que sai apenas de dez em dez anos, o IPDM é anual e, mesmo o mais recente sendo de 2020, é considerado a melhor opção no planejamento.

   A elaboração se baseia em diferentes estatísticas de natureza administrativa, disponibilizadas por entidades públicas. As bases de dados são oficiais, vindas, na maioria, de registros administrativos obrigatórios. Esses grandes bancos de dados possuem periodicidade anual e recorte municipal. 

   A ideia, segundo o secretário do Planejamento, Guto Silva, é que todas as áreas do Governo possam usar esses indicadores nas políticas públicas.

   Segundo o diretor-presidente do Ipardes, Marcelo Curado, a escolha dos indicadores foi feita considerando aspectos importantes para o desenvolvimento local.

   O IPDM tem dados disponíveis desde 2010 e nesse intervalo de uma década é possível medir o desenvolvimento dos municípios.

 

Fonte AEN.


20/01/2023
14:57
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp