GOVERNO DO ESTADO ARTICULA AÇÃO INÉDITA PARA ACESSO DE ALUNOS DO ENSINO PROFISSIONAL AO PRIMEIRO EMPREGO.

Notícias

GOVERNO DO ESTADO ARTICULA AÇÃO INÉDITA PARA ACESSO DE ALUNOS DO ENSINO PROFISSIONAL AO PRIMEIRO EMPREGO.

Proposta tem o objetivo de facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho no estado do Paraná


Estadual


   Para facilitar o acesso de jovens paranaenses ao primeiro emprego, a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda articula, em conjunto com a Secretaria de Educação, uma proposta inédita no Paraná para encaminhar alunos dos mais de 40 cursos da Educação Profissional da rede estadual para uma vaga formal de trabalho, logo após a formatura. O objetivo é direcionar todos os formandos de cursos gratuitos de qualificação profissional ofertados pela Secretaria da Educação para vagas em empresas que aderirem ao projeto.

   As agências do Trabalhador vão fazer a intermediação dos postos formais de trabalho. A previsão é de que, anualmente, 23 mil alunos tenham a oportunidade de emprego logo após a obtenção do certificado de conclusão de curso. O programa vai ser destinado a alunos de diversas áreas de conhecimento.

    A proposta para facilitar o acesso de alunos ao primeiro emprego se soma a diversas outras iniciativas do governo estadual para fomentar o mercado de trabalho do Paraná. Iniciado em 2019, o projeto Carretas do Conhecimento, levou qualificação profissional em unidades móveis, com cursos gratuitos, para 172 localidades do Paraná e já formou 9.020 alunos. Como parte das ações do Governo do Estado para a retomada econômica no pós-pandemia, em 2022 iniciou a terceira etapa do programa Recomeça Paraná, que disponibiliza cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de comércio e serviços, e também de Educação de Jovens e Adultos. Já foram formados 3.128 alunos nas 29 cidades participantes.

    Outro exemplo é a parceria da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda com o Senai-PR para o projeto Escolas Móveis, que vai ofertar cursos gratuitos a jovens que buscam aperfeiçoamento profissional. Iniciativa semelhante aconteceu com o programa Qualifica Paraná. Na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, foram ofertados cursos gratuitos para 450 jovens, em 25 cursos da área industrial, durante todo o mês de dezembro do ano passado. 

    Outra ação é o convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola, envolvendo o repasse, pelo Governo do Estado, de cerca de 720 mil reais para viabilizar a projetos da entidade em Curitiba, Londrina e Cascavel. Em Curitiba, um dos projetos vai atender 100 adolescentes, na faixa dos 14 aos 18 anos, com capacitação pessoal e profissional através da pré-aprendizagem. Já o projeto Aprendiz em Ação deve atender 100 jovens com idades entre 14 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, com ações de aprendizagem e capacitação profissional. Os demais são de Londrina e Maringá, que beneficiam 108 jovens.


Fonte AEN.


20/01/2023
14:59
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp