BOLETIM DESTACA INÍCIO DO PLANTIO DA SEGUNDA SAFRA DE MILHO E AUMENTO DE 370% NAS EXPORTAÇÕES DO PRODUTO.

Notícias

BOLETIM DESTACA INÍCIO DO PLANTIO DA SEGUNDA SAFRA DE MILHO E AUMENTO DE 370% NAS EXPORTAÇÕES DO PRODUTO.

Boletim destaca aumento nas exportações de milho


Estadual


   Os agricultores paranaenses plantaram 20 mil hectares da segunda safra de milho, de um total previsto de dois milhões e 650 mil. Tradicionalmente este plantio começa pela região Sul e Sudoeste do Estado e depois avança para Oeste, finalizando no Norte e Noroeste.

   O plantio de milho é um dos destaques do boletim agropecuário semanal da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgado nesta quinta-feira. A primeira safra tem condições de campo estáveis comparadas à semana anterior. A colheita começou pontualmente pela região de Francisco Beltrão e deve ganhar ritmo no final deste mês, se as condições climáticas forem favoráveis.

   No cenário externo, o Paraná exportou em 2022 um total de dois milhões e 500 mil toneladas de milho, alta de mais de 370% quando comparada a 2021. Já o Brasil exportou 43 milhões e 300 mil toneladas, volume 112% maior que no ano anterior, sendo a maior quantidade da história, superando o recorde anterior de 2019.

    O boletim também analisa a cultura do trigo. Apesar de ser um grande produtor, o Paraná importa uma quantidade significativa do grão, sendo que, em 2022, foram 452 mil toneladas, sendo 250 mil vindas do Paraguai e o restante da Argentina.

    O volume é 9% menor do que em 2021, redução motivada pelos altos preços internacionais, especialmente pela guerra na Ucrânia, e também pela safra recorde brasileira. Parte da dela ainda está disponível para os moinhos e pode contribuir para uma nova diminuição das importações neste ano.

    Por outro lado, em 2022 foram retomadas as exportações paranaenses, com o produto sendo escoado para Israel e Equador entre janeiro e fevereiro, bem como para o Vietnã em dezembro. Junto a destinos menores, as exportações paranaenses somaram 80 mil toneladas no ano passado, em contraste com a ausência de vendas para o exterior em 2020 e 2021. O boletim do Deral completo pode ser conferido em www.agricultura.pr.gov.br.

 

Fonte AEN.


23/01/2023
16:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp