PARANÁ INVESTE EM QUALIFICAÇÃO PARA MANTER POSIÇÃO NO RANKING NACIONAL DE EMPREGABILIDADE

Notícias

PARANÁ INVESTE EM QUALIFICAÇÃO PARA MANTER POSIÇÃO NO RANKING NACIONAL DE EMPREGABILIDADE

Paraná é o estado com a melhor empregabilidade do Brasil


Estadual


   O Paraná ocupa hoje o 1º lugar no ranking nacional de empregabilidade via agências do Trabalhador. Conforme dados do Ministério do Trabalho e Previdência, o estado colocou 118.839 trabalhadores em empregos formais pela rede Sine estadual no ano passado, sendo responsável por 33% dos 352.518 trabalhadores empregados em todo o país.

   Para manter esta posição, a secretaria estadual do Trabalho, Qualificação e Renda pretende ampliar a oferta de capacitação profissional, atraindo o interesse de empregadores que buscam mão de obra qualificada.

   A Pasta articula, em parceria com a Secretaria de Educação, a criação de um programa para encaminhar formandos dos Centros Estaduais de Educação Profissional para vagas em empresas que aderirem ao projeto. São vários programas de qualificação profissional que auxiliam o Paraná a manter a posição nacional em rankings de empregabilidade, como os projetos Carretas do Conhecimento e o Recomeça Paraná.

   Também fazem parte do pacote de ações de empregabilidade a parceria da Secretaria com o Senai-PR para o projeto Escolas Móveis, que oferta cursos gratuitos a jovens que buscam aperfeiçoamento profissional em vários municípios paranaenses.

   O projeto Carretas do Conhecimento, iniciado em 2019, é fruto de uma importante parceria entre o Governo do Estado, a Volkswagen do Brasil, a Fundação Volkswagen, o Senai-PR e as prefeituras.

   O programa já levou qualificação profissional em unidades móveis, com cursos gratuitos, para 172 localidades do Paraná e já formou 9.020 alunos. Já o Recomeça Paraná, criado como estratégia para retomada econômica no pós-pandemia, no ano passado, já está na terceira etapa, disponibilizando cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de comércio e serviços, e também de Educação de Jovens e Adultos, em parceria com o Senac e a Fiep.

 

Fonte AEN


24/01/2023
14:43
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp