ESTADO LIBERA R$ 238 MILHÕES EM CRÉDITOS PARA CONSTRUÇÃO DE USINAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Notícias

ESTADO LIBERA R$ 238 MILHÕES EM CRÉDITOS PARA CONSTRUÇÃO DE USINAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta semana a liberação da transferência de 238 milhões de reais em créditos do ICMS para a construção de novas usinas de energia renovável no Paraná


Estadual


   Os recursos fazem parte do crédito acumulado por sete cooperativas agroindustriais do Estado e vão ser usados para a instalação de 409 usinas de energia solar e de biomassa em todo o Estado. A iniciativa é coordenada pela Invest Paraná, agência estadual que funciona como um elo entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, e a Secretaria da Fazenda, e consiste na concessão de créditos existentes nas "Contas Investimento" do Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados das cooperativas. O governador explicou que esse anúncio facilita os projetos de energia sustentável por parte das cooperativas. 

    Os créditos podem ser usados como contrapartida para o aumento de fontes de energia limpa e sustentável, em especial biomassa e solar, em unidades produtivas rurais paranaenses. Também são consideradas como fonte disponível a energia gerada a partir de Centrais Geradoras Hidrelétricas e de Micro Centrais Geradoras Hidrelétricas.

    As cooperativas beneficiadas foram a Coamo, Copacol, Copagril, Grimesa, Integrada, Lar e Primato. Juntas, as usinas que vão ser construídas somam uma potência de 37 Megawatts. Cada uma pode ser construída dentro de três tamanhos: das menores, com potência de 0,075 MW, passando por modelos de um e de cinco MW, que é o limite previsto pela legislação da chamada minigeração, usada por residências, comércios e empresas e que pode resultar em uma redução de até 95% na conta de luz. De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, da maneira como é conduzido o processo hoje, as cooperativas exportam, mas o dinheiro fica acumulado nos cofres públicos e retornam aos poucos.

    Os créditos liberados agora fazem parte do primeiro lote de um pacote de cerca de um bilhão de reais estipulado pelo Governo do Estado para a construção das usinas, o que deve ocorrer em quatro etapas. Segundo José Roberto Ricken, presidente da Ocepar, o setor já havia solicitado ao Governo do Estado que adotasse medidas para dar um destino útil aos recursos.

    Pouco antes do evento, o governador também visitou o estande da CNH Industrial, onde se reuniu com autoridades e representantes do grupo para conhecer o lançamento do Magnum Black Limited Edition, novo produto da Case IH, uma das marcas da empresa. A edição é limitada, foi lançada durante o Show Rural em comemoração aos 20 anos de produção nacional do modelo, e será comercializada ao longo do ano. A CNH Industrial é uma multinacional Italiana que atua na fabricação de equipamentos de construção, agrícolas, veículos comerciais, equipamentos marítimos e motores.

 

Fonte AEN

 

 


11/02/2023
16:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp