COM INCREMENTO DE TECNOLOGIA, SIMEPAR EMITIU 120 MIL BOLETINS METEOROLÓGICOS AO LONGO DE 2022

Notícias

COM INCREMENTO DE TECNOLOGIA, SIMEPAR EMITIU 120 MIL BOLETINS METEOROLÓGICOS AO LONGO DE 2022

O Simepar emitiu 120 mil boletins de monitoramento meteorológico em 2022, totalizando 8.760 horas de prestação de serviços com atualização a cada três horas


Brasil


   Esse trabalho inclui a previsão meteorológica completa dos 399 municípios do Paraná, com horizonte de até quinze dias, e, no início de cada estação, o lançamento de boletins de previsão climática sazonal para o Estado, com acompanhamento mensal. Para a Defesa Civil, o Simepar emitiu 672 alertas de tempo severo e 32 informes de focos de calor em unidades de conservação. Para o Operador Nacional do Sistema Elétrico, foram 44 alertas e 84 informes de focos de calor com potencial para atingirem linhas de transmissão. O setor energético recebeu 9.147 informes de alto impacto. Também foram emitidos sete mil alertas de tempestades de raios.

   Entre maio e novembro, foram divulgados 170 boletins diários de risco de geada para o IDR-Paraná. O Simepar contribuiu, ainda, para a gestão do frio intenso, expedindo 170 boletins sobre previsão de temperaturas inferiores a 10 graus para a Fundação de Ação Social e a Defesa Civil de Curitiba.

   Foram atendidas, ainda, 200 solicitações de dados hidrometeorológicos para estudos e pesquisas. Também foram emitidos 858 laudos para certificação de eventos meteorológicos de impacto e 144 informes técnicos para prefeituras e usuários. Em 2022, o Simepar também implementou novidades tecnológicas.

    Coordenadoria de Infraestrutura efetuou 159 ações de manutenção corretiva e 228 de manutenção preventiva em equipamentos. Outra novidade foi implementada para gerar a previsão hidrológica de longo prazo para gerenciamento de recursos hídricos paranaenses. No início de cada mês, é gerada a previsão de vazão média mensal para os sete meses seguintes em aproximadamente 700 bacias hidrográficas. Entre as tecnologias em desenvolvimento, destaca-se o I2A, um programa para avaliar, quantificar, qualificar e executar o monitoramento de recursos hídricos.

Fonte AEN.

 


22/02/2023
16:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp