SECRETARIA DÁ ORIENTAÇÕES PARA SE EVITAR ACIDENTES COM ESCORPIÕES

Notícias

SECRETARIA DÁ ORIENTAÇÕES PARA SE EVITAR ACIDENTES COM ESCORPIÕES

No Paraná, segundo dados preliminares do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, em 2022


Estadual


   Com o aumento de chuvas e elevação da temperatura, os primeiros meses do ano propiciam o aumento no número de casos envolvendo animais peçonhentos, em especial escorpiões. Por esta razão, a Secretaria de Estado da Saúde, faz um alerta para a população tomar alguns cuidados.

   Normalmente encontrados em ambientes escuros, os escorpiões preferem locais úmidos e com pouca movimentação. Uma maneira eficiente de evitar o aparecimento destes animais é impedir o acúmulo de entulhos, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são a principal fonte de alimento deles.

    Com maior circulação, os acidentes também aumentam. No Paraná, segundo dados preliminares do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, em 2022, foram registrados 4.418 acidentes com escorpiões. Neste ano, dados preliminares apontam 418 registros de acidentes no Estado.

    Ao encontrar um escorpião, com muito cuidado, ele deve ser colocado em um pote com tampa para ser encaminhado às autoridades de saúde. Será feito então, o laudo de identificação do peçonhento, encaminhado para o serviço de saúde do município, que por sua vez deve entrar em contato com o cidadão, fazendo as orientações de prevenção de acidentes e correção dos prováveis ambientes favoráveis para os animais.

   A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves. Para tirar dúvidas sobre acidentes causados por animais peçonhentos e intoxicações, a população pode ligar no 0800 410 148, no Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná.

Fonte AEN.


22/02/2023
16:05
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp