Economistas veem chance de deflação rara em novembro com alívio em energia e gasolina..

Notícias

Economistas veem chance de deflação rara em novembro com alívio em energia e gasolina..

"O preço de alimentos e transportes não tirou a pressão da inflação em outubro.


Variedades


   Especialistas afirmam que reduções na conta de luz e na gasolina podem oferecer alívio significativo ao bolso do consumidor em novembro, com chances inclusive de uma rara deflação no período.

   O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) atingiu 0,45% em outubro, o maior índice para o mês desde 2015, quando chegou a 0,82%, informou o IBGE. Em relação a setembro, o indicador recuou apenas 0,03 ponto percentual. Mas o número veio bem abaixo da expectativa do mercado para outubro, de 0,56%, segundo analistas.

   Juntos, os grupos de alimentação e transportes foram responsáveis por 43% das despesas familiares e 71% da inflação do último mês. Segundo especialistas, os preços do combustível cedem acompanhando a valorização cambial no país (fortalecimento do real ante o dólar), ao mesmo tempo em que o valor do barril de petróleo no exterior cai. Em novembro, deve se somar à questão da gasolina o gasto menor com energia. Neste mês, será aplicada na conta de luz a bandeira tarifária amarela, que cobra R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora). Desde junho, vigorava a bandeira vermelha, de R$ 5 a cada 100 kWh.

   De acordo com dados livres de efeitos sazonais do IBGE, a última vez que um mês de novembro registrou inflação foi em 1998: -0,10%. Na projeção, o IPCA de novembro ainda deve terminar positivo em 0,02%. No último Boletim Focus, do BC, a previsão dos analistas é que a Selic feche o próximo ano a 8%.

 

 

Fonte: Bem Paraná


09/11/2018
17:32
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp