10 de Novembro - Dia do Trigo.

Notícias

10 de Novembro - Dia do Trigo.

"O dia 10 de novembro é a data escolhida para comemorar o dia de um dos mais importantes cereais cultivados pelo homem.


Variedades


   Base da alimentação humana, o trigo é o segundo grão mais produzido no mundo com volume estimado em 730 milhões de toneladas, tendo um peso importante na economia agrícola global.

   No Brasil, a maior parte da produção (cerca de 87%) se encontra na região Sul. Antes, por ser caracterizado como uma cultura de inverno, o trigo era cultivado somente nessa região, mas graças ao avanço da tecnologia foi difundido para o Sudeste e Centro-Oeste.

   Atualmente, o Brasil, que é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de grãos, ainda se vê diante da necessidade de importação de algumas commodities para atendimento do consumo interno. Esse é o caso do trigo, cuja produção brasileira é notadamente inferior à demanda de abastecimento e faz com que a produção seja totalmente absorvida pelas indústrias nacionais. Em 2017, a produção de trigo no país foi de 4,9 milhões de toneladas e manteve a necessidade de importação em 7 milhões de toneladas.

   Apesar das estimativas de expansão da produção para os próximos anos, o abastecimento interno ainda é dependente de importações de trigo. A produção do grão não conseguiu atender à demanda interna dos moageiros, tendo em vista outros fatores além do volume de produzido, como logística e armazenamento. Aspectos relacionados à logística de suprimento do trigo influenciam na decisão dos agentes de comercialização e de industrialização do grão, tanto na aquisição como no transporte da matéria-prima.

   O trigo é o segundo tipo de cereal cultivado em todo o mundo, e é considerado como alimento básico para fazer diversos alimentos, como a farinha, por exemplo. É muito importante também para a alimentação de animais domésticos e a fabricação de cerveja. O cultivo do trigo teve início no Oriente Médio, há cerca de 8000 anos atrás.

 

 

Fonte: Grupo Cultivar.


09/11/2018
17:36
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp