Confiança do industrial na economia cai no Paraná em outubro.

Notícias

Confiança do industrial na economia cai no Paraná em outubro.

"O industrial paranaense ainda está cauteloso em relação ao futuro da economia brasileira.


Estadual


   Pelo menos é o que revela o estudo mensal realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que mede a confiança do empresário e como pretende se comportar nos próximos meses com relação às suas decisões. Este índice tem oscilado nos últimos meses, mas ainda permanecido na área de otimismo.

   Em outubro, o resultado da indústria de transformação, entre os indicadores de condições e de expectativas, que formam o indicador de confiança, somou 51,9 pontos. Houve queda de 0,3 ponto em relação a setembro, e de 4,7 pontos quando comparado com o mesmo mês de 2017, que foi de 56,6 pontos.

   Tanto o índice de condições, que avalia o comportamento da economia e das empresas nos seis últimos meses, quanto o de expectativas, que faz a mesma comparação, mas em relação aos próximos seis meses, diminuíram em relação a outubro do ano passado. Ficaram em 43,9, na zona de pessimismo, e em 55,9, com -10 e -2 pontos, se comparados com o mesmo período do ano anterior, respectivamente.

   No setor da Construção Civil, o índice de confiança dos empresários, medido na pesquisa deste mês, também ficou três pontos abaixo do resultado de outubro de 2017. Mas, na avaliação mês a mês, houve crescimento de 2,2 pontos, totalizando 53,6 pontos. É o terceiro mês seguido na área de otimismo.

   A decisão do governo federal de antecipar em dois meses a entrada em vigor do teto de R$ 1,5 milhão para financiamento de imóveis com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), deve contribuir com a recuperação do setor da construção civil.

 

Fonte: Bem Paraná.


09/11/2018
17:40
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp