NOVA RESOLUÇÃO PROÍBE USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS COM COSMÉTICOS.

Notícias

NOVA RESOLUÇÃO PROÍBE USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS COM COSMÉTICOS.

Norma do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, publicada nesta quarta-feira (1º), também vale para produtos de higiene pessoal e perfumes


Estadual


   O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, publicou uma resolução nesta quarta-feira (1º) que proíbe o uso de animais em pesquisa, desenvolvimento e controle de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes. As novas regras têm vigência imediata e podem ser consultadas no Diário Oficial da União.

   A resolução proíbe o uso de animais vertebrados nos casos em que os ingredientes e compostos já possuam segurança e eficácia comprovada cientificamente. Nas situações em que as fórmulas sejam novas e não tenham ainda evidência de segurança ou eficácia, a norma estabelece a obrigatoriedade do uso de métodos alternativos.

   Segundo o Ministério, a medida está de acordo com práticas adotadas por outros países. Além disso, atende uma demanda da comunidade em geral, das sociedades protetoras dos animais, indústria e cientistas.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


04/03/2023
15:43
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp