A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações divulgou, nessa quinta-feira (2), o Relatório Panorama das Reclamações – 2022.
O documento apresenta dados sobre reclamações registradas pelos consumidores na Agência, com detalhamento por serviço, grupo econômico e motivo da queixa.
Confirmando a tendência de queda observada em 2021, as reclamações registradas pelos consumidores na Anatel atingiram em 2022 o menor patamar dos últimos anos: foram milhão 730 mil reclamações recebidas, número 22,6% menor que o volume do ano anterior, que foi se 2 milhões 240 mil queixas.
A queda no volume de reclamações em 2022 foi observada em todos os serviços, sendo a mais expressiva na telefonia fixa, com 155 mil reclamações a menos, o que representa diminuição de 40% em relação ao ano anterior.
A redução no volume de reclamações foi verificada em todos os grandes grupos econômicos e, também, para as prestadoras de pequeno porte (avaliadas em conjunto).
Assim como nos anos anteriores, a maior parte das reclamações dos consumidores, 37%, está associada a conflitos relacionados ao tema cobrança.
Reclamações sobre a qualidade técnica e o funcionamento do serviço ocuparam a segunda posição, com 18% do total de registros.
Fonte Rede Nacional de Rádio em Brasília