BANCO CENTRAL INICIA TESTES COM O REAL DIGITAL

Notícias

BANCO CENTRAL INICIA TESTES COM O REAL DIGITAL

Futura moeda virtual brasileira fica em fase de testes até fevereiro de 2024. Expectativa do Banco Central é de que a moeda esteja disponível para o público em geral entre o fim de 2024 e o início de 2025


Brasil


   O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (6) como vai funcionar a fase de testes do Real Digital, futura moeda digital brasileira. De acordo com a instituição, na fase de testes, que dura até fevereiro de 2024, todas as transações serão simuladas como se fossem reais. O Real Digital será emitido pelo Banco Central e a distribuição da moeda será intermediada pelas instituições bancárias.

   Quanto ao valor cambial da moeda digital, ele será o mesmo frente a outras moedas, assim como já funciona com a moeda física.

   O Banco Central informou ainda que haverá garantia de segurança jurídica, cibernética e de privacidade nas operações com o Real Digital. Além disso, não haverá diferença regulatória entre o ambiente virtual e o físico.

   A instituição explicou também que o piloto prevê a participação simulada de usuários finais por meio de depósitos tokenizados, que são uma espécie de códigos digitais de depósitos mantidos por instituições financeiras ou instituições de pagamento.

  O projeto contará ainda com a participação da Secretaria do Tesouro Nacional e contemplará a emissão de Títulos Públicos Federais e a liquidação de transações envolvendo esses títulos por meio do Real Digital.

   Segundo o Banco Central, durante o funcionamento do piloto, será criado um fórum para troca de informações e orientação das expectativas quando ao desenvolvimento do projeto. Esse canal também servirá para que o BC e as entidades representativas dos setores envolvidos discutam estratégias negociais e de desenvolvimento mais adequadas as necessidades brasileiras.

   De acordo com o cronograma do Banco Central, depois da fase de testes, que dura até março do próximo ano, será realizada uma avaliação do projeto. A expectativa da instituição é que entre o fim de 2024 e início de 2025, o Real Digital esteja disponível ao público em geral.

 

Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


08/03/2023
14:43
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp