ANVISA PRORROGA DISPENSA DE REGISTRO PARA MEDICAMENTO CONTRA MONKEYPOX

Notícias

ANVISA PRORROGA DISPENSA DE REGISTRO PARA MEDICAMENTO CONTRA MONKEYPOX

A autorização se aplica ao Tecovirimat, importado dos Estados Unidos, única medicação disponível até o momento para tratamento da doença. A prorrogação vale somente para o Ministério da Saúde e por mais 6 meses


Brasil


   A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou, nesta segunda-feira (6), a prorrogação da dispensa de registro para que o Ministério da Saúde importe e utilize, no Brasil, o medicamento Tecovirimat, para tratamento da monkeypox.

    A autorização se aplica ao medicamento que tem concentração de 200 mg, forma farmacêutica cápsula dura, para uso oral e prazo de validade de 84 meses. Ele é indicado para tratar doenças causadas pelo Orthopoxvirus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.

    O produto a ser importado é o mesmo autorizado nos Estados Unidos para a empresa SIGA Technologies, fabricado pela Catalent Pharma Solutions, que fica no estado de Kentucky.

    A prorrogação da dispensa de registro é temporária e excepcional, sendo válida por mais seis meses e só pode ser aplicada ao Ministério da Saúde, desde que não haja revogação expressa pela Anvisa.

    A Anvisa recomendou ao Ministério da Saúde que monitore o uso do medicamento e seus possíveis efeitos adversos e que estabeleça as populações mais vulneráveis ao vírus e prioritárias para uso da medicação.

    No Brasil, até o momento, não existe pedido de análise para protocolo de ensaio clínico a ser conduzido para medicamento voltado ao tratamento da monkeypox.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


08/03/2023
14:52
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp