EXPORTAÇÕES PARANAENSES CRESCEM 9% NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2023.

Notícias

EXPORTAÇÕES PARANAENSES CRESCEM 9% NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2023.

O ano de 2023 começou com resultados positivos para as exportações do Paraná


Estadual


   No acumulado de janeiro e fevereiro, o resultado consolidado das vendas para outros países fechou 9% maior do que no mesmo período de 2022. Nos dois primeiros meses de 2023 o Estado vendeu pouco mais de três bilhões de dólares.

   O levantamento é do Ipardes a partir de dados do governo federal. Dos cinco produtos mais exportados pelo Paraná nos dois meses, quatro tiveram aumento nas negociações. Líder nas exportações paranaenses, a carne de frango in natura teve incremento de 21% no bimestre. Sozinha, a proteína de frango representou 19% de todo o volume exportado pelo Estado em janeiro e fevereiro.

   O farelo de soja segue como o segundo principal produto enviado ao Exterior, com aumento de 49% nas vendas. As vendas de cereais e óleo de soja bruto, por sua vez, não só ocuparam a terceira e quarta colocação entre os produtos mais exportados, como tiveram o maior incremento.

   A exportação de cereais aumentou 225% e a venda de óleo de soja bruto para fora teve variação ainda maior, de 244%. Entre os produtos industrializados, quatro tiveram aumentos expressivos nas exportações. Segundo maior polo automotivo do Brasil, o Paraná teve aumento de 79% na exportação de veículos em relação ao mesmo período do ano passado. As máquinas e aparelhos de terraplanagem e perfuração tiveram a melhor evolução nas exportações entre os produtos manufaturados nesse começo de ano, com aumento de 118%. Já as exportações de veículos de cargas aumentaram 38% e as de autopeças aumentaram 33%.

   O Paraná exportou para 190 países em janeiro e fevereiro. O top 10 de maiores compradores do Estado no bimestre é composto por China, Estados Unidos, Argentina, Japão, México, Chile, Holanda, Colômbia, Índia e Paraguai.

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior está liderando uma missão de negócios para expandir a exportação de proteína suína e bovina do Estado no Japão, que ocupa a quarta colocação no ranking de exportação paranaense.

    A economia japonesa adquiriu até aqui em 2023 o total de 169 milhões e 300 mil dólares, crescimento de 171% e que tende a aumentar com as negociações que estão sendo feitas neste mês de março no país pela missão organizada pela Invest Paraná, agência de captação de negócios do Governo. A conquista de novos mercados está no planejamento do Governo do Estado.


Fonte AEN


10/03/2023
14:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp