Paraná chega à marca de cinco empreendimentos autossuficientes em energia e lidera ranking nacional.

Notícias

Paraná chega à marca de cinco empreendimentos autossuficientes em energia e lidera ranking nacional.

"Paraná passa a ter cinco edifícios autossuficientes em energia, ou seja, edificações que produzem toda a energia que consomem.


Estadual


   Das sete construções com o selo no país, cinco delas estão no Estado, o que concede ao Paraná a liderança no ranking nacional de edificações autossuficientes em energia.

   As construções certificadas ou em processo final de certificação no Estado são: a sede da Petinelli, RAC Engenharia e De Paola em Curitiba, Geo Energética em Tamboara e Plasmetal em Londrina. A sede do Sebrae Cuiabá, no Mato Grosso, e o empreendimento comercial Espaço, em Governador Valadares (MG), completam a relação de construções com o selo Zero Energia no país.

   Se a energia gerada exceder a consumida, ela será destinada à rede pública e a concessionária (no Paraná, a Copel) vai gerar créditos em kWh para a empresa. Em períodos de menor produção de energia, como no inverno, se o consumo for maior do que a geração, a empresa poderá usar os créditos gerados para compensação. Os créditos são cumulativos e podem ser utilizados em até cinco anos.

   A previsão é de que o investimento seja recuperado em seis anos e a empresa economize R$ 12,6 mil ao ano gerando a sua própria energia. O selo Zero Energy foi lançado pelo GBC Brasil em agosto de 2017. A certificação é uma chancela concedida às edificações que comprovem o consumo zero de energia local de sua operação anual devido à combinação de eficiência energética e geração de energia por fontes renováveis.

 

 

Fonte: Bem Paraná.


12/11/2018
08:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp