MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI AMPLIAR TRATAMENTO DE HEPATITES VIRAIS.

Notícias

MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI AMPLIAR TRATAMENTO DE HEPATITES VIRAIS.

Meta é eliminar a doença. Ministério da Saúde também vai investir na vacinação como forma de prevenção


Saúde


    Ministério da Saúde vai ampliar e simplificar o diagnóstico e tratamento de hepatite B no SUS, Sistema Único de Saúde. A expectativa, com a adoção das novas diretrizes, é mais do que dobrar o número de pessoas em tratamento. Hoje, 41 mil pessoas têm acesso aos medicamentos e esse número pode chegar a 100 mil.

    Além do tratamento, pasta também investe em ações de prevenção, como a vacinação contra hepatite A e B, e na expansão do acesso a diagnóstico e tratamento contra hepatite B e C. Com isso, a pasta espera doença seja eliminada até 2030.

    Segundo o ministério, estima-se que cerca de 520 mil pessoas tenham hepatite C, mas ainda sem diagnóstico e tratamento. Até 2022, cerca de 150 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas, tratadas e curadas da hepatite C. No caso da hepatite B, estima-se que quase 1 milhão de pessoas vivam com a doença no país e, destas, 700 mil ainda não foram diagnosticadas. Até 2022, 264 mil pacientes tinham sido diagnósticos com a doença e 41 mil estão em tratamento.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


22/07/2023
14:53
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp