SANCIONADA LEI QUE GARANTE COMPRA DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Notícias

SANCIONADA LEI QUE GARANTE COMPRA DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Programa de Aquisição de Alimentos dá prioridade à compra de produtos de agricultores familiares e fornece alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar


Brasil


   O novo formato do PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, agora é lei. O presidente da República sancionou  medida provisória aprovada no Congresso Nacional.

   O programa foi criado há cerca de 20 anos, no âmbito do Fome Zero, para ajudar os agricultores familiares que não têm acesso a mercados para vender seus produtos e, ao mesmo tempo, fornecer alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

   Desde 2003, o investimento do governo federal na iniciativa soma mais de R$ 8 bilhões, com a participação de mais de 500 mil agricultores familiares.

   No entanto, o PAA foi extinto nos últimos anos, nas últimas gestões. Agora, no novo formato dá prioridade para a compra de alimentos produzidos por famílias inscritas no Cadastro Único, povos indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores, negros, mulheres, juventude rural, idosos, pessoas com deficiência e famílias que têm pessoas com deficiência como dependentes.

   A nova lei também determina que as compras públicas, feitas por órgãos estaduais, municipais e da administração federal, busquem, sempre quando for possível, alcançar 30% de produtos de agricultores familiares ou cooperativas que reúna esses produtores.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


24/07/2023
15:04
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp