GOVERNO DO PARANÁ PREPARA CONCURSO PARA ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE SEDA.

Notícias

GOVERNO DO PARANÁ PREPARA CONCURSO PARA ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE SEDA.

A expectativa é de fomentar e valorizar a produção da sericicultura paranaense.


Estadual


   O governo estadual está organizando um concurso para premiar produtoras de bicho-da-seda do Paraná. A novidade foi divulgada nesta quinta-feira durante o 39º Encontro Estadual de Sericicultura, em Astorga, na região Norte.

    O evento, realizado na sede da Sociedade Rural do município, é um dos mais importantes do segmento. As duas sericultoras que tiverem a melhor e maior produção na próxima safra ganharão uma viagem para Lyon, na França, para participar da feira SILK IN LYON e visitar a fábrica da Hermès, uma das principais compradoras da matéria-prima paranaense. Haverá uma comissão responsável por julgar a produção e apontar as vencedoras.

    A expectativa é de fomentar e valorizar a produção da sericicultura paranaense, impulsionar o desenvolvimento econômico e social regional sustentável, dar visibilidade à qualidade da produção, movimentar novos negócios e disseminar a cultura da seda no Estado. A ação envolvendo a cadeia da seda tem Luciana Saito Massa, primeira-dama do Estado, como madrinha.

    O Paraná está consolidado como líder nacional na produção de casulo de bicho-da-seda, atividade exercida por pequenos produtores rurais que se dedicam à cultura como diversificação agrícola para geração de renda.

    O Paraná produz aproximadamente 86% da seda do Brasil, seguido por São Paulo e Mato Grosso. A produção paranaense é exportada para países como França, Itália, Japão, Índia e China. Em 2022, a sericicultura gerou rendimento de mais de 35 milhões de reais para os produtores paranaenses, com a produção de mil toneladas e meia, de acordo com dados preliminares do Departamento de Economia Rural.

    O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que o Governo do Estado está comprometido com o fortalecimento do setor.

    A diretora de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Rural do IDR-Paraná, Vânia Moda Cirino, disse que o órgão tem na cadeia da sericicultura um de seus principais focos de atenção.

    Mesmo com indicadores positivos, a cadeia da seda no Paraná enfrenta desafios como a deriva de agrotóxicos. O governo estadual tem atuado para mitigar o problema. O Encontro Estadual de Sericultura foi organizado pelo IDR-Paraná, pela Prefeitura Municipal de Astorga e pela Seab.


Fonte AEN.

 


24/07/2023
15:09
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp