ESTADO E ENTIDADES CIVIS INSTITUEM COMISSÃO PARA INCENTIVAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Notícias

ESTADO E ENTIDADES CIVIS INSTITUEM COMISSÃO PARA INCENTIVAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

A Resolução que formaliza o grupo é da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável


Estadual


   Foi constituída nesta terça-feira, na sede da Secretaria de Estado da Educação, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Paraná. O grupo, composto por diversas secretarias de Estado e entidades públicas, tem a finalidade de implementar projetos ambientais específicos na área de atuação de cada um dos órgãos envolvidos.

   A Resolução que formaliza o grupo é da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. A Comissão vai se reunir em encontros ordinários, no qual apresentam projetos ambientais a serem discutidos, melhorados e implementados.

   Eles devem estar em consonância com o Plano de Ação Climática do Paraná 2024-2050, que está em construção, o Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, e diretrizes nacionais e internacionais, como a Agenda 2030.

   Segundo o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Sbrissia, a Comissão vai integrar esforços para desenvolver ações educativas sobre temas ambientais.

    Na Secretaria da Educação, uma das primeiras medidas já anunciadas é a inserção de Educação Ambiental em todos os componentes curriculares, o que significa, na prática, a perenidade da discussão sobre sustentabilidade. Maria Cristina Dias Bittencourt, técnica pedagógica e coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da pasta disse que outra ideia é ampliar parcerias com outras entidades.

    O diretor de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Marcos  Sorrentino, que participou da formalização, acrescentou que o governo federal vem agindo com os Estados para fomentar esse tipo de prática.

    Fazem parte dos trabalhos as secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Desenvolvimento Sustentável, da Saúde, da Agricultura e do Abastecimento, da Educação, da Segurança Pública e da Cultura; fora a Faep, a Fiep e a Fecomércio, além dos Comitês de Bacias Hidrográficas do IAT e representantes da sociedade civil.

 

Fonte AEN.

 


17/08/2023
17:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp