NOVO LIRA REGISTRA ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DE 0,9% EM LARANJEIRAS DO SUL. MAIOR ÍNDICE FOI REGISTRADO NA VILA SÃO MIGUEL.

Notícias

NOVO LIRA REGISTRA ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DE 0,9% EM LARANJEIRAS DO SUL. MAIOR ÍNDICE FOI REGISTRADO NA VILA SÃO MIGUEL.

O índice de infestação é de 0,9%, considerado de baixo risco de infestação.


Local


   O 6º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) de 2023, realizado pela Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através dos Agentes de Endemias, mostra que o índice de infestação é de 0,9%, considerado de baixo risco de infestação.

   O Levantamento, é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito transmissor da Dengue, zika vírus e Chikungunya. 

    Nádia Assis, bióloga da secretaria de saúde adianta que este índice deixou a equipe em alerta. Ela informa que os focos foram encontros em todos os bairros e o mais preocupante, dentro dos imóveis e não em terrenos baldios.

    De acordo com a Bióloga a forma de evitar a doença é eliminando o mosquito, ou seja, evitando o acúmulo do lixo.

Nadia Assis, lembra que existe uma lei que da amparo aos profissionais multarem os proprietários de imóveis onde for encontrado possíveis criadouros do mosquito. Somente em 2023, vinte e cinco multas foram aplicadas. 

   Os maiores índices de infestação foram registrados na Vila São Miguel, 2 por cento; Monte Castelo, 1,3%; Santo Antonio de Pádua, Palmeiras e Presidente Vargas, 1%; Centro, 0,6%; São Francisco, 0,5% e Cristo Rei, nenhum foco encontrado. 

   De acordo com o 6º Levantamento, o índice apresentou os seguintes números nos bairros de Laranjeiras do Sul:

Palmeiras: 1%

Monte Castelo: 1.3%

São Francisco: 0.5%

Centro: 0.6%

São Miguel: 2%

Presidente Vargas: 1%

Santo Antonio de Pádua: 1%

Cristo Rei: 0%

Índice geral de infestação em Laranjeiras do Sul: 0.9%

 

    Amparado com a Lei 009/2015, os proprietários que não mantiverem os terrenos limpos estão sendo multados. Somente neste ano, 25 multas foram aplicadas. A iniciativa visa garantir a conservação dos espaços edificadas ou não, a fim de evitar a proliferação de animais peçonhentos ou nocivos que ensejam doenças e acidentes. Além da complexidade do tema e ausência de previsão no Código de Posturas, a proposta surgiu das frequentes denúncias apontando lotes e terrenos que apresentam alta vegetação indesejada.

 

Fonte Prefeitura de Laranjeiras do Sul.

 


10/11/2023
17:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp