EM EVENTO NA ESPANHA, CAPITAL DO PARANÁ É ELEITA CIDADE MAIS INTELIGENTE DO MUNDO.

Notícias

EM EVENTO NA ESPANHA, CAPITAL DO PARANÁ É ELEITA CIDADE MAIS INTELIGENTE DO MUNDO.

A capital do Paraná é mundialmente reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e inovação.


Estadual


   Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no Prêmio Mundial de Cidades Inteligentes, em Barcelona, na Espanha. A premiação aconteceu durante o evento nesta quarta-feira. A capital paranaense foi vencedora na categoria Cidades.

    O prêmio, concedido pela Fira Barcelona, é considerado um dos principais do mundo no quesito inovação e cidades inteligentes. Entre as avaliações realizadas estão políticas públicas, programas, planejamento urbano, conectividade, sustentabilidade e ações de modernização.

    O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, representou o Governo do Estado no evento. Ele enfatizou Curitiba e o Vale do Pinhão, que é o ecossistema curitibano de inovação, e ressaltou a modernização do Paraná.

   Neste ano, o Paraná também foi eleito o estado mais inovador e sustentável do Brasil, segundo o ranking Bright Cities. Além disso, os ecossistemas de inovação paranaenses foram finalistas no Prêmio Nacional da Inovação em três categorias diferentes. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, celebrou que Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo em 2023, nos 330 anos de sua existência.

    A capital do Estado é mundialmente reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e inovação. A cidade é pioneira em diversas áreas, desde a implementação do 5G até a promoção de práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico.

    Curitiba está avançando na eletromobilidade, com a introdução de ônibus elétricos e veículos elétricos em suas frotas. A cidade também se destaca no acesso à alimentação saudável, com diversas iniciativas como Armazéns da Família, Sacolões da Família, Restaurantes Populares e hortas urbanas. Em termos de sustentabilidade ambiental, a Capital investe na redução de emissões de carbono, incluindo a instalação de usinas fotovoltaicas.

    Neste ano, foi inaugurada a Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina. A capital também é uma cidade conectada, sendo a primeira capital do Brasil a adotar o 5G. Oferece internet pública gratuita em 310 pontos da cidade e aplicativos que facilitam o acesso a serviços e informações municipais, promovendo a inclusão digital dos cidadãos.


Fonte AEN.


10/11/2023
17:15
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp