PRORROGADO PARA DIA 17 O PRAZO PARA A MATRÍCULA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO PARANÁ.

Notícias

PRORROGADO PARA DIA 17 O PRAZO PARA A MATRÍCULA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO PARANÁ.

A matrícula inicial ou rematrícula deverá ser feita por meio da opção “Matrícula On-line”.


Estadual


    O período de matrícula escolar para o ano letivo de 2024 nos colégios da rede estadual do Paraná foi estendido para 17 de novembro. O prazo (que inicialmente encerraria neste dia 10) é válido tanto para a matrícula inicial quanto para rematrícula de estudantes.

    Este ano, a previsão é de que o processo envolva a participação de pais e responsáveis legais de aproximadamente um milhão de estudantes da rede estadual de ensino.

    Assim como vem sendo realizado nos anos anteriores, os responsáveis legais devem fazer o procedimento de forma online através da Área do Aluno.

    A matrícula inicial ou rematrícula deverá ser feita por meio da opção “Matrícula On-line”, após a conferência e/ou atualização cadastral do estudante pelo seu responsável legal. O responsável (normalmente o pai ou a mãe) pode confirmar a vaga na instituição de ensino em que o(a) filho(a) já estuda ou na instituição de ensino indicada pela Seed-PR (no caso de matrícula de ingresso), ou então, caso deseje outra, indicar até três instituições de ensino de preferência.

    Nesta segunda opção, o estudante será inserido no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve) e o responsável deverá entrar na “Área do Aluno”, a partir de 23/11/2023, para ver o resultado da solicitação e a partir do dia 27/11/2023 para confirmar a matrícula na instituição de  ensino de preferência. Se nenhuma das opções for contemplada, o estudante permanecerá na instituição de ensino direcionada pela Seed-PR, para a conclusão do processo e, a partir do dia 02/01/2024, poderá entrar na lista de espera de outra(s) instituição(ões) de ensino novamente.

    Acesso – Para acessar o site, o responsável legal ou o próprio estudante – quando maior de 18 anos e indicado como responsável –, deve informar seu CPF e senha (que pode ser recuperada por SMS no celular cadastrado) para acessar a “Área do Aluno”. O primeiro acesso é restrito ao CPF e ao telefone celular cadastrados. 

    Caso o responsável legal não possua celular ou não tenha acesso à internet, ele poderá fazer a matrícula online na instituição de ensino estadual onde o aluno já estuda, ou mesmo na instituição de ensino estadual mais próxima de sua residência. Em ambos os casos, a escola disponibilizará acesso aos pais e/ou responsáveis para efetivação da matrícula online. 


Fonte Bem Paraná


11/11/2023
15:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp