APOIO DO GOVERNO DO ESTADO NA GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL NO CAMPO VIRA CASE INTERNACIONAL.

Notícias

APOIO DO GOVERNO DO ESTADO NA GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL NO CAMPO VIRA CASE INTERNACIONAL.

A geração própria de energia limpa pelos agricultores traz economia, melhora a competitividade dos produtos paranaenses e possibilita uma produção mais sustentável.


Estadual


   Os bons resultados com a geração de energias renováveis no Paraná a partir da instalação de sistemas fotovoltaicos e biodigestores, em especial na região Oeste, viraram referência nacional e internacional, inspirando projetos municipais.

     Eles são viabilizados por meio do programa RenovaPR, que apoia famílias de produtores rurais na implantação de um sistema próprio para geração de energia, seja com placas solares ou pelo processamento de biomassas para a produção de biogás e biometano.

    Desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e IDR-Paraná, em parceria com a iniciativa privada e agentes de crédito, até janeiro de 2024, sete mil e 600 projetos de energia sustentável pelo RenovaPR, no valor de um bilhão e 300 milhões de reais, foram acatados pelo IDR, com juros subsidiados pelo Banco do Agricultor Paranaense.

    A geração própria de energia limpa pelos agricultores traz economia, melhora a competitividade dos produtos paranaenses e possibilita uma produção mais sustentável. Na área rural do Paraná, cerca de 18% da energia gerada é renovável, o segundo melhor índice do Brasil, perdendo apenas para o estado de Minas Gerais.

    Energia solar é o principal componente dessa transformação, mas as conexões com biomassa também estão ganhando cada vez mais adeptos. Em novembro do ano passado, o RenovaPR foi tema na Conferência Internacional sobre Participação Pública e Tecnologias da Informação promovida pelo Consórcio E-Planning e pelo Departamento de Estudos Urbanos do Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge, nos Estados Unidos.

    A granja do produtor Paulo Schwabe, em Santa Helena, que atua no setor há 14 anos e trabalha com suínos e bovinos, é um exemplo de projeto do RenovaPR. Schwabe conta que soube do programa por meio de um grupo de produtores.

    De acordo com o engenheiro agrônomo do IDR-Paraná em Santa Helena, Carlos Harold, entre as principais cadeias beneficiadas pelo RenovaPR na região estão a avicultura e a bovinocultura leiteira, além da agroindústria.


Fonte AEN.


25/01/2024
16:59
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp