LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS GARANTIRAM INVESTIMENTOS DE R$ 48,1 BILHÕES NO PARANÁ EM 2023.

Notícias

LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS GARANTIRAM INVESTIMENTOS DE R$ 48,1 BILHÕES NO PARANÁ EM 2023.

Desde 2019, o capital injetado na economia paranaense ultrapassa a marca de 233 bilhões.


Estadual


    O Instituto Água e Terra, IAT, participou diretamente da consolidação de quase 50 bilhões de reais em investimentos públicos e privados no Paraná em 2023. O montante faz referência à emissão, pelo órgão, de 23.238 licenciamentos ambientais ao longo do ano.

     Desde 2019, o capital injetado na economia paranaense ultrapassa a marca de 233 bilhões. Esses são os recursos indicados nos pedidos realizados junto ao órgão por entidades privadas ou públicas, como as obras de prefeituras municipais.

    No extrato consolidado de 2023 constam em Licenças Prévias, de Instalação e de Operação, dependendo das solicitações realizadas pelos empreendedores. Os setores predominantes foram os de Comércio e Serviços, Agropecuária e Indústria. Juntos, eles responderam por 67,5% das liberações lançadas pelo IAT.

     O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, destaca o papel do IAT e do Estado.

    Há inúmeros exemplos de investimentos privados autorizados pelo IAT no ano passado, seja anúncios de expansões ou novas instalações de plantas industriais no Paraná. Também em Ponta Grossa, a autarquia ambiental atuou na emissão da Licença Prévia que permitiu dar início ao projeto de ampliação da planta industrial da DAF Caminhões Brasil.

     Já do outro lado do Estado, o IAT concluiu em maio o processo de emissão da Licença de Instalação do AquaFoz, o aquário de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O AquaFoz está sendo construído em uma área de 23 mil metros quadrados, na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do Centro de Visitantes, na BR-469.

    O licenciamento ambiental indica a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou então daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

Fonte AEN.


19/02/2024
15:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp