GERAÇÃO DE ENERGIA TEM A MENOR EMISSÃO DE CO2 DOS ÚLTIMOS ONZE ANOS.

Notícias

GERAÇÃO DE ENERGIA TEM A MENOR EMISSÃO DE CO2 DOS ÚLTIMOS ONZE ANOS.

Contribuíram para o resultado a entrada de fontes limpas de energia, o cenário hídrico favorável e ações do ministério de minas e energia para a descarbonização do setor.


Brasil


    O Sistema Interligado Nacional registrou, em 2023, uma emissão de 38,5 kg de dióxido de carbono (CO2) a cada um megawatthora gerado. Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, trata-se da menor taxa de emissão de CO2 desde 2012.

    De acordo com o governo federal, contribuíram para essa baixa na emissão, a entrada de fontes limpas de geração de energia elétrica, o cenário hídrico favorável e as ações do Ministério de Minas e Energia para reduzir a geração de energia elétrica a partir de óleo diesel.

    No Sistema Interligado Nacional, as usinas hidrelétricas representaram cerca de 70% de toda a geração verificada de energia elétrica, enquanto a energia eólica representou 15% do total.

    O Brasil expandiu a capacidade instalada de geração de energia elétrica em quase 20 gigawatts em 2023, incluindo a geração distribuída, com destaque para a geração de fonte solar e fonte eólica, que representaram 69% e 25% do total dessa expansão.

    Segundo o Ministério de Minas e Energia, essas três principais fontes de geração de energia elétrica no Brasil reduzem a necessidade de geração de fonte térmica fóssil, que causa forte emissão de CO2. No entanto, observa-se que as termelétricas continuam sendo necessárias para garantir a segurança eletroenergética do sistema.


Fonte Rede Nacional de Rádio.

 


19/02/2024
15:26
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp