MINISTÉRIO DA SAÚDE QUER MOBILIZAR ‘EXÉRCITO’ DE 25 MILHÕES DE ESTUDANTES CONTRA A DENGUE.

Notícias

MINISTÉRIO DA SAÚDE QUER MOBILIZAR ‘EXÉRCITO’ DE 25 MILHÕES DE ESTUDANTES CONTRA A DENGUE.

Com casos em alta em quase todo o País, Ministério da Saúde conta com a ajuda das escolas, alunos e professores para evitar agravamento da situação atual.


Saúde


    Com os casos de dengue ganhando proporções pandêmicas no País, o Ministério da Saúde iniciou, na terça-feira (20), uma espécie de contra-ataque contra a doença. Na guerra contra o Aedes aegypti, vetor da doença, uma campanha pretende mobilizar os estudantes com orientações de combate ao mosquito.
  
     Ao todo, serão 20 semanas de atividades em meio à comunidade escolar. A expectativa é de que 25 milhões de estudantes sejam orientados sobre o combate a arboviroses em mais de 102 mil instituições públicas de ensino.

     A proposta é ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre o aumento dos casos de dengue no país. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, reestruturado no ano passado.

     A situação é considerada grave na maioria dos Estados brasileiros. O Distrito Federal já tem um árduo trabalho para conter as infecções. O Rio de Janeiro acaba de decretar estado de epidemia de dengue.

     O informe semanal da dengue, divulgado na terça-feira (20) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou 8.414 novos casos, 18.960 notificações e confirmou mais um óbito pela doença neste período epidemiológico, que começou a ser monitorado em 30 de julho. O Paraná soma agora 45.930 casos confirmados e 16 mortes.

     Em Laranjeiras do Sul a Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (21) o boletim epidemiológico da dengue em Laranjeiras do Sul. Segundo os dados, o município contabiliza até o momento, 139 notificações e 45 casos confirmados (29 autóctones/transmissão local e 16 importados). 

    “O que nós precisamos ressaltar é que os casos já começaram a aumentar e, então, nós precisamos tomar todos os cuidados necessários com relação a proliferação do mosquito, tendo em vista que ele é o transmissor da dengue e que a eliminação dele, também reduz o número de casos positivos da doença”, afirmou o secretário de saúde Valdecir Valicki.

     A  recomendação é para que ao menos uma vez por semana os quintais sejam vistoriados e qualquer acúmulo de água seja eliminado. “Cada um fazendo sua parte nós vamos conseguir evitar o aumento de dengue em Laranjeiras do Sul”, diz Valicki.

    O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão, além da dengue, de zika e chikungunya. 

 

Fonte Bem Paraná / Prefeitura de Laranjeiras do Sul


23/02/2024
15:56
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp