PARANÁ SERÁ PRIMEIRO ESTADO A IMPLANTAR SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS ANTIFÚNGICOS.

Notícias

PARANÁ SERÁ PRIMEIRO ESTADO A IMPLANTAR SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS ANTIFÚNGICOS.

O sistema também será um instrumento para definir as medidas de prevenção e controle adequadas frente ao perfil epidemiológico das micoses no território nacional


Estadual


     O Paraná foi escolhido pelo Ministério da Saúde como piloto para a finalização e implementação do sistema Micosis, uma importante ferramenta que pretende gerar informações que otimizem o fluxo de dispensação dos medicamentos antifúngicos em todo o país.

      Para os ajustes finais do sistema informatizado, integrantes da Secretaria de Estado da Saúde se reuniram nesta terça-feira, em Curitiba, com representantes da Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas, do Ministério.

     A coordenadora da Coordenação Geral do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn, explica sobre o processo.

     O sistema também será um instrumento para definir as medidas de prevenção e controle adequadas frente ao perfil epidemiológico das micoses no território nacional.

     Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a iniciativa tripartite, entre o Ministério de Saúde, o Estado e os municípios, trará mais respostas à população.

     As micoses endêmicas são doenças fúngicas causadas por patógenos capazes de invadir o organismo, mesmo que o indivíduo esteja saudável. Com poucas exceções, a carga dessas doenças é amplamente desconhecida e subestimada, especialmente em países de clima tropical e subtropical.

     A previsão é de que o Micosis comece a funcionar daqui a seis meses, após as adequações necessárias do projeto-piloto. Na quarta e quinta-feira, haverá um treinamento de profissionais de saúde da Sesa que irão participar do manejo desse sistema.


Fonte AEN.

 


23/02/2024
16:01
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp