CENSO 2022: PARANÁ LIDERA OS RANKINGS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E COLETA DE LIXO EM CASA.

Notícias

CENSO 2022: PARANÁ LIDERA OS RANKINGS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E COLETA DE LIXO EM CASA.

O levantamento também apontou que o Estado é o líder nacional em coleta de lixo em casa, com um serviço que chega a 90% das residências.


Estadual


    O Paraná é o estado brasileiro com maior proporção de residências com abastecimento de água canalizada, com 99,59% dos domicílios atendidos, de acordo com os dados do Censo de 2022, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.

    O levantamento também apontou que o Estado é o líder nacional em coleta de lixo em casa, com um serviço que chega a 90% das residências. Ao todo, em números absolutos, são 4.209.432 domicílios em todo o Estado. Desses, 4.192.084 têm abastecimento direto de água canalizada até dentro de casa e quase quatro milhões são atendidos por um serviço que vai até as residências coletar o lixo.

    Os dados também apontam que 70,25% dos domicílios paranaenses estão ligados à rede de esgoto, seja por rede geral, rede pluvial ou fossa séptica, com o melhor atendimento da região Sul. Em números absolutos, dos 4.192.084 de domicílios paranaenses, 2.897.326 estão ligados à rede. Além das 95,59% das residências com atendimento de água canalizada até dentro de casa, outros 0,27% dos domicílios ocupados do Paraná têm água canalizada até o terreno onde ficam e apenas 0,14% não contam com abastecimento de água canalizada, o menor índice do Brasil.

    De acordo com os dados, 5,75% das residências paranaenses têm abastecimento de água por poço profundo ou artesiano, 1,55% por poço raso, freático ou cacimba e 3,52% por fonte, nascente ou mina. 0,28% são abastecidas por outras formas, como carro-pipa, água de chuva armazenada e rios.

    Os dados também apontam que 70,25% dos domicílios paranaenses estão ligados à rede de esgoto, seja por rede geral, rede pluvial ou fossa séptica, com o melhor atendimento da região Sul. Em relação ao restante do País, o Paraná tem o sexto maior atendimento. O IBGE também divulgou os dados sobre os serviços de coleta de lixo em todo o País. O Paraná tem o maior índice de coleta de lixo no domicílio: 90% das residências do Estado têm o lixo coletado por algum serviço de limpeza. No Brasil, o índice médio é de 83,11%.

Fonte AEN.

 


26/02/2024
17:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp