COM BONS INDICADORES, PROGRAMA DO ESTADO AJUDA POPULAÇÃO A PARAR DE FUMAR.

Notícias

COM BONS INDICADORES, PROGRAMA DO ESTADO AJUDA POPULAÇÃO A PARAR DE FUMAR.

Atualmente, o programa é ofertado em 299 municípios pelo SUS.


Estadual


    Seguindo uma tendência mundial, o Paraná tem registrado uma queda contínua nas taxas de consumo de tabaco, assim como maior interesse das pessoas em deixar o vício em cigarros. Considerado um grave problema de saúde pública, a doença epidêmica, caracterizada pela dependência da nicotina, é um fator de influência para diversas outras doenças, como cardiovasculares, respiratórias e cânceres.

    De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, levantamento mais recente do Ministério da Saúde, dos 1.344.046 fumantes acima de 18 anos no Paraná, 43,6% tentaram parar de fumar e cerca de 140.641 procuraram tratamento com profissional de saúde. Em nível nacional, dos mais de 21 milhões de fumantes, 46,6% tentaram parar. Segundo a PNS 2019, 14,6% da população paranaense acima de 18 anos ainda faz uso do tabaco ou produtos derivados do tabaco que não fazem fumaça, como fumo para mascar ou rapé.

     Em 2013, esse índice era de 17,8%, o que representa uma redução três pontos percentuais e milhares de pessoas em seis anos, até 2019. O Governo do Paraná tem contribuição importante na luta contra o tabaco, com legislação antifumo iniciada em 1952 e em 1979, e a criação do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, que visa reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade decorrente do consumo de produtos derivados do tabaco.

    O atendimento à pessoa tabagista no Paraná é realizado por equipes multiprofissionais de saúde, prioritariamente na atenção primária, tendo como eixo principal a abordagem cognitiva, que prevê uma mudança de comportamentos e escolha de hábitos saudáveis de vida. Este cuidado prevê o acolhimento do usuário, avaliação clínica, aferição do grau de dependência à nicotina, apoio ao tratamento, sessões em grupo e terapia medicamentosa se necessário.

    Além disso, a interação no grupo incentiva e propicia a mudança de crenças e comportamentos relacionados ao consumo de tabaco. Atualmente, o programa é ofertado em 299 municípios pelo SUS. Segundo o Relatório Mundial sobre Tendências na Prevalência do uso de Tabaco 2000 - 2030, publicado pela OMS em janeiro, com dados de 165 países, apesar da tendência de queda, metade dos homens e cerca de uma em cada seis mulheres com 15 anos ou mais ainda utilizam algum tipo de tabaco.

    A taxa média de consumo no mundo entre os jovens com idades entre 15 e 24 anos diminuiu de 20% em 2000 para cerca de 13% em 2022, e prevê-se que atinja 12% em 2030.


Fonte AEN.


27/02/2024
17:15
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp