EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEM O MAIOR CRESCIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Notícias

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEM O MAIOR CRESCIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Matrículas aumentaram 12,1%. Censo Escolar 2023 revela que a modalidade alcançou 2,4 milhões de alunos.


Educação


    A educação profissional e tecnológica foi a modalidade de ensino que mais cresceu na educação básica no último ano, segundo o Censo Escolar 2023. Entre 2022 e o ano passado, as matrículas nessa modalidade passaram de 2,1 milhões para 2,4 milhões, representando um aumento de 12%.

    Os dados do Censo Escolar apontam que todas as modalidades da educação profissional apresentaram aumento no número de matrículas, com exceção da educação de jovens e adultos (EJA) no ensino médio, que teve um discreto declínio. Os cursos de Formação Inicial e Continuada ou de Qualificação Profissional foram os que mais cresceram, com incremento de 72% no último ano.

   Pessoas que já concluíram o ensino médio foram a maior parte dos alunos, com mais de 1 milhão de matrículas entre 2022 e 2023. Quando analisada a distribuição de estudantes entre os eixos tecnológicos, verifica-se uma prevalência da área de Gestão e Negócios, juntamente com Ambiente e Saúde. Esses dois eixos possuem 52% de todas as matrículas da educação profissional.

   A maior parte das matrículas nessa modalidade de ensino está concentrada na rede privada, representando 44,4%, seguida pelas redes estadual e federal respectivamente. De todas as modalidades, a educação profissional é a que detém o maior número de matrículas na rede federal e o maior número de matrículas na zona rural.

   Já sobre o perfil do estudante da educação profissional, O Censo Escolar revela que jovens com menos de 30 anos representam 75% das matrículas. Há, em todas as faixas etárias, a predominância de matrículas de mulheres nessa modalidade. A maioria, 55,6% se declaram pessoas pretas ou pardas.

   Com o objetivo de ampliar as vagas no ensino técnico de nível médio, o governo federal vai construir 100 novas unidades de institutos federais. O investimento vai alcançar quase R$ 4 bilhões de reais em repasses federais. A ação busca estimular a interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criar condições para que o ensino médio e técnico seja ofertado de forma integrada.

 

Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.

 


28/02/2024
16:59
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp