ESTADO ABRE INSCRIÇÕES PARA MAIOR EDIÇÃO DO GANHANDO O MUNDO, COM 1,2 MIL ALUNOS.

Notícias

ESTADO ABRE INSCRIÇÕES PARA MAIOR EDIÇÃO DO GANHANDO O MUNDO, COM 1,2 MIL ALUNOS.

Os embarques dos intercâmbios estão programados para acontecerem a partir de janeiro de 2025.


Estadual


    Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, iniciativa do Governo do Estado viabilizada por meio da Secretaria de Estado da Educação.

    São mil e 200 vagas disponíveis para estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Esta será a maior edição do programa, além de incluir pela primeira vez a Irlanda na lista de destinos, ao lado de Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido.

    Os embarques dos intercâmbios estão programados para acontecerem a partir de janeiro de 2025. Os alunos interessados podem se inscrever até o dia 19 de abril na Área do Aluno. Para se inscrever é necessário ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma instituição estadual, além de ter idade entre 14 e 17 anos. O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, convida os estudantes a participarem desta edição do Ganhando o Mundo.

     Entre os critérios de seleção do programa estão o desempenho acadêmico do ano anterior; frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas; participação em atividades extracurriculares e pontuação obtida no Programa Aluno Monitor.

     Cada município terá uma vaga e outras 100 devem ser destinadas a beneficiários do Bolsa Família e 701 vagas vão ser distribuídas conforme critérios da Secretaria especificados no edital. As vagas devem ser distribuídas da seguinte forma: 200 para a Austrália, 500 para o Canadá, 150 para Irlanda, 200 para Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

     O resultado da classificação está marcado para maio. Desde 2019, mil 240 estudantes da rede de ensino já atravessaram o mundo. O intercambista permanece por um período letivo de aproximadamente seis meses em instituições de ensino estrangeiras, tendo a oportunidade de aprimorar o repertório cultural e acadêmico; vivenciar a realidade de outros países; desenvolver a autonomia; aperfeiçoar o idioma estrangeiro e consolidar-se numa rede de jovens líderes que vão atuar nas escolas da rede pública estadual de ensino. E depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual vão ter uma experiência internacional.

     O anúncio foi feito em fevereiro durante o Seminário dos Diretores com Foco na Aprendizagem, que reuniu em Foz do Iguaçu dois mil profissionais da educação de toda a rede estadual. O programa levará, ainda em 2024, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de cinco milhões.


Fonte AEN.


29/02/2024
15:37
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp