EM CINCO ANOS, PARANÁ REDUZ TEMPO DE ABERTURA DE EMPRESAS EM 201 HORAS

Notícias

EM CINCO ANOS, PARANÁ REDUZ TEMPO DE ABERTURA DE EMPRESAS EM 201 HORAS

Com esse tempo, o Paraná ficou atrás somente de Sergipe, que levou 5 horas e 22 minutos para concluir um processo


Estadual


    Em cinco anos, o Paraná deu um salto no tempo de abertura de empresas. De segundo estado mais lento em janeiro de 2019, o Paraná pulou para a segunda colocação como estado mais ágil em fevereiro de 2024, num esforço conjunto entre órgãos do Governo do Paraná e prefeituras para minimizar a burocracia e acelerar processos digitais.

    A redução foi de 201 horas ou 12,6 mil minutos, o que dá mais de uma semana. Naquele primeiro mês da série histórica do sistema RedeSim, do governo federal, a Junta Comercial do Paraná, Jucepar, levava 8 dias e 18 horas para processar a abertura de uma empresa.

    O Estado só não era mais lento do que Santa Catarina, que à época levava 9 dias e 4 horas. No último mês de fevereiro, a Jucepar bateu recorde no tempo de abertura, com apenas 9 horas e 32 minutos.

    Com esse tempo, o Paraná ficou atrás somente de Sergipe, que levou 5 horas e 22 minutos para concluir um processo. Enquanto a Jucepar avaliou 6.720 processos, Sergipe processou 430. A diferença com a média nacional também é relevante. Em janeiro de 2019, o tempo médio no País era de 5 dias e 13 horas e atualmente é de 1 dia e 3 horas, ainda 18 horas à frente do tempo do Paraná.

     O salto dado pelo Paraná em cinco anos é resultado da modernização implantada na Jucepar. O primeiro passo, aponta o presidente da entidade, Marcos Rigoni, foi a digitalização completa de todos os processos já no início de 2019.

     Outro ponto levantado por Rigoni foi o processo de desburocratização que veio do programa Descomplica Paraná e do Decreto de Baixo Risco, que regulamentou a Lei Estadual, conhecida como Lei de Liberdade Econômica.

    O ato isenta as empresas enquadradas como de baixo risco das licenças do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Água e Terra e da Agência de Defesa Agropecuária. Um mês após entrar em vigor, ele já contemplou 1.722 empresas no Paraná. Foram 1.148 pedidos para abertura de matriz e filial, além de 574 protocolos de alteração.


Fonte AEN


06/03/2024
16:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp