NOVO BOLETIM DA SECRETARIA DO TURISMO MOSTRA CRESCIMENTO DO SETOR NO PARANÁ EM 2023.

Notícias

NOVO BOLETIM DA SECRETARIA DO TURISMO MOSTRA CRESCIMENTO DO SETOR NO PARANÁ EM 2023.

O conteúdo apresenta um panorama de informações importantes sobre o setor no Paraná, no Brasil e no mundo


Estadual


    A Secretaria de Estado do Turismo divulgou nesta quarta-feira uma nova edição do Boletim de Dados Turísticos. O informe mostra um aumento nos principais indicadores: vinda de visitantes estrangeiros ao Estado, geração de empregos, expansão da atividade no Paraná e elevação do número de cadastros no Cadastur, do governo federal. Elaborado desde abril do ano passado, o documento contém dados da própria Secretaria, incluindo duas pesquisas feitas em 2023, além de informações da Embratur, IBGE, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Turismo e da Organização Mundial do Turismo.

    O conteúdo apresenta um panorama de informações importantes sobre o setor no Paraná, no Brasil e no mundo. Conforme o boletim, houve aumento de 51% no número de turistas internacionais que visitaram o Paraná no passado em comparação com 2022, e alta de 203% na chegada de turistas de outros países pelos aeroportos do Estado. Foram 791.504 estrangeiros, sendo 25.458 em voos internacionais que pousaram no Paraná em 2023.

     Os principais países emissores de turistas foram, pela ordem: Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Chile, Espanha, Alemanha, França, Reino Unido, Uruguai e Colômbia. 54% dos estrangeiros que vieram ao Brasil em 2023 tinham como motivo o lazer, seguidos de 31% por visita familiar.

    Segundo o informe, no ano passado, o Estado registrou uma expansão de 10% nas atividades turísticas em relação a 2022, maior índice da Região e o quarto do Brasil. O setor criou 6.700 novos empregos formais no Paraná.

    O documento também apresenta a pesquisa da Secretaria do Turismo sobre os hábitos de consumo e percepções da população sobre o setor em 2023. Dos 1.880 paranaenses que participaram do levantamento, 79% informaram que possuem o hábito de viajar.

    A principal motivação de 75% dos entrevistados é lazer ou passeio. Segundo o coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Secretaria, Yure Lobo, o boletim apresenta um importante panorama.

     O documento ainda traz a variação no Índice de Atividades Turísticas, que compõe o segmento na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, e dados do Cadastur, do governo federal. O número de cadastros de empresas e profissionais do setor aumentou de 8.801 em 2022, para 9.962 no ano passado. A coordenadora de Qualificação do Turismo, Letícia Tonetto, explica que esse crescimento de registros é importante, pois assegura benefícios aos profissionais da área.

     Para atingir a meta de cadastros, a Secretaria do Turismo elaborou uma cartilha com orientações. O material está sendo distribuído em todo o Estado para que os municípios e profissionais das Instâncias Governamentais Regionais levem aos prestadores de serviços. 

Fonte AEN.


08/03/2024
16:26
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp