PROGRAMA ÁGUA NO CAMPO BENEFICIOU 1.380 FAMÍLIAS DE 32 MUNICÍPIOS DO PARANÁ EM 2023.

Notícias

PROGRAMA ÁGUA NO CAMPO BENEFICIOU 1.380 FAMÍLIAS DE 32 MUNICÍPIOS DO PARANÁ EM 2023.

Um dos principais benefícios do programa é possibilitar a perfuração dos reservatórios a um custo reduzido para as prefeituras.


Estadual


    A instalação de poços tubulares pelo IAT, Instituto Água e Terra, por meio do programa Água no Campo, levou água potável de qualidade para aproximadamente mil 380 famílias de comunidades rurais do Paraná em 2023.

   Com um investimento de um milhão e 580 mil reais, a iniciativa viabilizou a perfuração de 92 poços em 32 municípios. Além disso, foram feitas 15 manutenções de estruturas já perfuradas. A meta para 2024 é entregar 150 novos equipamentos.

    Por conectarem aquíferos subterrâneos com a superfície, os poços artesianos são estruturas essenciais para o fornecimento de água em pontos mais isolados das cidades. Ao todo, o Estado possui 177 municípios que dependem de reservatórios deste tipo para colaborar com o abastecimento da população.

     Um dos principais benefícios do programa é possibilitar a perfuração dos reservatórios a um custo reduzido para as prefeituras. Segundo o diretor da Divisão de Poços do IAT, Ronye Alexandre Pascoalotto, se o município realizasse a contratação direta com uma empresa particular para perfuração de um poço, a obra poderia custar de 80 mil a 120 mil reais por equipamento, dependendo do perfil geológico da região e da profundidade necessária para atender as necessidades hidrológicas dos habitantes.

      Após a conclusão dos serviços de perfuração, fica sob responsabilidade da prefeitura local a regularização da área de uso em comum, a operacionalização do poço e a solicitação da outorga de uso do manancial.

    O Água no Campo é desenvolvido pelo IAT e tem por objetivo beneficiar famílias que não têm acesso à água potável e que dependem das atividades econômicas ligadas ao campo, em ações conjuntas com as prefeituras locais.

     Desde 2019, o programa perfurou 646 poços em 167 municípios, com um investimento de 10 milhões de reais do Governo do Estado. O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, fala da importância desse sistema para a população.

     O programa iniciou as atividades de 2024 com um poço perfurado em Itambaracá em fevereiro. O reservatório de 106 metros de profundidade possui uma capacidade de 38 mil litros por hora, e foi escavado com um investimento de 12 mil reais. Ele será capaz de suprir as necessidades de água de cerca de duas mil 760 pessoas, quase metade da população da cidade.

 

Fonte AEN.

 


15/03/2024
16:01
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp