EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE, SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE A DOENÇA EM LARANJEIRAS DO SUL.

Notícias

EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE, SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE A DOENÇA EM LARANJEIRAS DO SUL.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento, além de repassar orientações para prevenção e diagnóstico precoce.


Local


    Em alusão ao dia mundial da Tuberculose, 24 de março, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) está realizando a campanha de prevenção da doença. As ações estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde. O foco principal é a identificação de novos casos nas triagens que são feitas nas salas de espera e durante os atendimentos.

   Embora a tuberculose seja curável com acesso a testes e tratamento, nas Américas, 850 pessoas adoecem com a doença e cerca de 90 perdem a vida a cada dia.

    Em Laranjeiras do Sul, neste ano de 2024, nenhum caso da doença foi registrado no município. O teste rápido e o atendimento é oferecido em todas as Unidades de Saúde. Como parte da comemoração do Dia Mundial da Tuberculose, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a ampliação da principal iniciativa sobre a doença, que apoia o progresso acelerado para acabar com a tuberculose e alcançar a cobertura universal de saúde até 2030. 

    A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, uma bactéria que quase sempre afeta os pulmões. É transmitida de pessoa para pessoa através do ar. Os sintomas da tuberculose ativa incluem tosse, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores noturnos. 

    O tema do Dia Mundial da Tuberculose de 2024, "Sim! Nós podemos acabar com a TB!” transmite uma mensagem de esperança de que é possível mudar a tendência da epidemia de tuberculose por meio de liderança de alto nível, aumento de investimentos, adoção mais rápida das novas recomendações da OPAS/OMS e implementação de inovações, ação acelerada e colaboração multissetorial.

    O Brasil faz parte dos países prioritários para o enfrentamento à doença, elencados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e está entre os 30 países do mundo com maior índice de transmissão da doença. O compromisso do país é zerar, até 2030, o número de famílias afetadas pela tuberculose, que aumenta ainda mais a vulnerabilidade e os gastos com o tratamento da doença. Além de ampliar o acesso ao diagnóstico e ações de prevenção, está prevista a criação do Comitê Interministerial para a eliminação da doença.

    Cristian Ricardo Pinto, Farmacêutico e Coordenador do Serviço de atendimento especializado, afirmou que o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. “Por isso recomenda-se que a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço, fadiga, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, e palidez”, disse o farmacêutico. 

 

Fonte Prefeitura de Laranjeiras do Sul.

 


20/03/2024
15:42
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp